Novo armamento fará frente a drones de combate

Princípios de funcionamento dos drones ainda são confidenciais.

Princípios de funcionamento dos drones ainda são confidenciais.

Reuters
Detalhes técnicos - ou mesmo nome - da novidade não foram divulgados, mas especialistas acreditam que os drones usem uma corrente de alta tensão que queima o interior dos VANTs inimigos.

No final de outubro, o porta-voz da empresa russa United Instrument Manufacturing Corporation (UIMC) anunciou que uma arma nova está pronta para combater veículos aéreos não tripulados de pequeno porte (VANTs).

Os drones passaram a ser usados como armas de combate no início dos anos 2000. Agora, reconhecimento e ataque, tarefas que antes eram executadas exclusivamente pelo homem, são realizadas por robôs.

O exterior de um drone se parece com um avião em miniatura. Mas o veículo pode ser equipado com diferentes tipos de armamentos, e é a plataforma ideal para carregar dispositivos de guerra eletrônica.

O perigo do Swarm

O Swarm é o sistema mais atual desenvolvido pela indústria de defesa norte-americana. Seu objetivo é simples: confundir os sistemas de defesa antiaérea inimigos ao criar uma grande quantidade de interferências.

Uma particularidade desse sistema é o uso que ele faz de drones para desativar radares. Assim, um portador lança dezenas de drones, que atuam em conjunto, à semelhança de um enxame de abelhas.

Cada um desses drones, porém, é uma unidade de combate autônoma, podendo estar equipado com qualquer tipo de armamento, inclusive mísseis e dispositivos de combate eletrônico.

O Swarm, ao mesmo tempo, opera como uma entidade única. Cada um dos drones é encarregado de uma determinada tarefa: reconhecimento, interferências eletrônicas ou lançamento de mísseis, entre outras. E, assim, os drones transferem informações simultaneamente para um único ponto de controle.

A tecnologia norte-americana é um novo tipo de sistema de combate que pode não apenas cobrir uma invasão aérea desativando os radares do inimigo, mas mas também atacar alvos.

E os sistemas de defesa antiaérea tradicionais não podem agir contra o Swarm, já que é praticamente impossível destruir drones portadores de mísseis.

Contrapartida

Ao contrário dos sistemas da geração anterior, a nova arma russa contra drones funciona de modo ativo. Em vez de criar interferências de rádio, a nova arma incapacita todos os componentes eletrônicos dos drones oponentes.

Assim, os drones não são destruídos fisicamente, mas perdem toda sua utilidade, com a comunicação entre eles totalmente interrompida.

Os detalhes técnicos da nova arma não foram divulgados e os princípios de seu funcionamento são confidenciais, mas especialistas acreditam que o sistema consista de armas eletromagnéticas direcionais. 

Dessa maneira, os drones inimigos são, provavelmente, atingidos por uma corrente de alta tensão que literalmente queima o interior dos VANTs. A bomba eletromagnética também é eficaz contra os drones.

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies