Centro de Comando Militar liga Moscou ao mundo

Com diversas instalações subterrâneas, centro foi construído para resistir a ogiva nuclear

Com diversas instalações subterrâneas, centro foi construído para resistir a ogiva nuclear

Aleksandr Vilf/RIA Nôvosti
Armamentos novos não são suficientes nas guerras do século 21 – é preciso também tecnologias de controle e comando modernas. Na ativa desde 2014, complexo no centro da capital emite ordens para operações mundo afora, inclusive na Síria.

Não é novidade que as Forças Aéreas russas realizam tarefas militares a milhares de quilômetros das fronteiras do país. Desde 2014, porém, todas as ordens passaram a ser recebidas a partir do Centro de Controle de Defesa Nacional (CCDN), em Moscou, que responde pela coordenação das forças, planejamento de operações e alocação dos recursos necessários.

Localizado em um bairro central tradicionalmente ocupado por prédios da era soviética, o CCDN foi criado na base das antigas instalações do Comando Central do Estado-Maior da URSS, que que monitora as ameaças, lançamentos de mísseis balísticos e implantação de armas nucleares.

“É um dos maiores projetos militares russos dos últimos anos”, diz o diretor do centro e tenente-general Mikhail Mizintsev. “O análogo mais próximo é a sede do comandante durante a Segunda Guerra, que centralizava o controle da máquina militar e da economia soviética no conflito.”

Russian Defense Ministry Spokesperson Major General Igor Konashenkov (center) gives a press briefing at the National Defense Management Center in Moscow. Foto: Alexander Vilf/RIA NovostiCCDN recebe imprensa para coletiva sobre operação no Oriente Médio Foto: Aleksandr Vilf/RIA Nôvosti

O complexo de edifícios à margem do rio Moscou dá, entretanto, pouca ideia do verdadeiro tamanho da estrutura, já que a maioria das instalações estão localizadas no subsolo e protegidas por uma camada espessa de concreto para resistir a uma ogiva nuclear.

Com heliportos e 1.500 km de túneis, corredores e outras linhas de comunicação que garantem a operação do centro sob quaisquer condições, o CCDN também é usado para supervisionar a produção de equipamentos militares e petróleo e monitorar as condições climáticas.

100% Made in Russia

O complexo tem vários centros de dados cuja capacidade, segundo Mizintsev, é maior do que a do Pentágono dos Estados Unidos. Por meio deles, os controlam treinamentos, as forças de dissuasão nuclear e a vida diária no Exército. 

Além disso, os computadores do CCDN, que utilizam apenas tecnologias russas, são capazes de simular situações de emergência, e os moderno sistema de comunicação permite transferir as ordens para o campo com agilidade.

The crew of a Russian Su-30 fighter prepare to take off at Hmeimim aerodrome in Syria. Foto: Dmitriy Vinogradov/RIA NovostiTripulantes de caça Su-30 se preparam para decolar de base russa em Hmeimim, na Síria Foto: Dmítri Vinogradov/RIA Nôvosti

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies