Mil e tantos motivos para um voo de sucesso

Usado por exércitos de mais de 50 países, Mi-24 esteve em missões no Afeganistão

Usado por exércitos de mais de 50 países, Mi-24 esteve em missões no Afeganistão

A.Solomonov/ Ria Nôvosti
Fábrica do pré-guerra responde pelo helicóptero mais fabricado da história.

Até a década de 1940, a construção de helicópteros na Rússia se encontrava em fase embrionária. Aos poucos iniciou-se a produção de girocópteros – pequenas aeronaves de asa rotativa e protótipos do atual helicóptero – que chegaram até a ser usados durante a Grande Guerra Patriótica.

Embora o primeiro departamento de projetos de helicóptero tenha aparecido na URSS um ano antes do conflito, o verdadeiro alvorecer do setor se deu apenas no pós-guerra e está estreitamente ligado ao nome do engenheiro aeronáutico soviético Mikhail Mil.


Engenheiro aeronáutico soviético Mikhail Mil Foto: Vastaradelia/Wikipedia.org

Foi graças a ele que, em 1947, surgiu o Laboratório do Helicóptero do Instituto Aero-Hidrodinâmico Central, em Jukóvski, nos arredores de Moscou. Dali  levantou voo o primeiro helicóptero leve construído segundo projeto de Mil, o Mi-1.

O modelo, que servia tanto para uso civil (exploração geológica, transporte de pessoas e mercadorias e operações agrícolas), como para fins militares, foi o primeiro helicóptero soviético multifuncional de fabricação em série. Mas os engenheiros soviéticos não pararam por aí.

O motor de pistão limitava as capacidades do Mi-1 e logo surgiram projetos para a criação de um novo helicóptero com motor de turbina a gás. Em 1962, após inúmeros testes, subiu aos céus o novo Mi-2, cuja produção foi iniciada não só na União Soviética, mas também na Polônia.

 


Helicóptero multifuncional Mi-1, desenvolvido no final da década de 1940 Foto: L.Nosov/Ria Nôvosti

Paralelamente, investia-se tempo e dinheiro em um novo helicóptero de transporte: o Mi-4, que se tornou concorrente direto de um modelo norte-americano criado por Sikorski. O helicóptero soviético podia, no entanto, levar a bordo mais de 12 paraquedistas, além de todo o equipamento.

O Mi-4 abriu, assim, novos horizontes para o desenvolvimento do transporte aéreo. Em 1954, o Departamento de Projetos de Mil recebeu uma encomenda para desenvolver um novo helicóptero de transporte pesado – o Mi-6, que viria a bater vários recordes mundiais. Capaz de levantar uma carga de 15 toneladas a uma altura de 2.700 metros, o modelo não possui análogos até hoje.

Na sequência, vieram o helicóptero anfíbio Mi-14, o helicóptero-guindaste Mi-10K e o Mi-26 de transporte de paraquedista, considerado o helicóptero com a maior capacidade de carga do mundo.


Mi-8 Helicopter deixa montanhistas em região motanhosa no Tadjisquistão Foto: V.Bojukov/Ria Nôvosti

No início da década de 1960, Mil desenvolveu um helicóptero que recebeu o nome de série Mi-8 e se tornou o modelo mais produzido na história da aviação: ao longo de 40 anos foram fabricadas mais de 12 mil unidades, que foram usadas tanto para fins militares, como civis.

O Mi-24 foi outra criação única de Mil, especializada em missões de combate. Em atividade desde 1971, já participou de conflitos desde o Afeganistão a Angola, passando pelo Oriente Médio e Cáucaso. Hoje, o Mi-24 continua usado por exércitos de mais de 50 países.

Aliás, a fábrica de Helicópteros de Moscou M.L. Mil não só ainda produz e presta serviço de assistência a modelos antigos, como ainda cria novos. Entre eles estão o helicóptero de ataque Mi-28N “Caçador Noturno”, adotado pela Força Aérea Russa em 2013, e o Mi-34C, o único helicóptero do mundo que consegue executar todas as manobras de acrobacia aérea.

Já o Mi-38, um novo tipo de helicóptero médio multifuncional, está atualmente em teste e tem todas as chances de vir a substituir os demais helicópteros de Mil.


Helicóptero de ataque Mi-28H em oficina de montagem da empresa Rostvertol Foto: Serguêi Veniavski/Ria Nôvosti

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies