Pela 1ª vez em 30 anos, Rússia fica de fora de top 5 de gastos com defesa

A serviceman at the ARMY-2015 international military technical forum held outside Moscow.

A serviceman at the ARMY-2015 international military technical forum held outside Moscow.

Evgeny Biyatov/RIA Novosti
Sanções e crise obrigaram país a reduzir despesas militares em 2016. Embora EUA e China liderem, Rússia ainda gasta maior porcentagem de seu PIB com defesa.

A Rússia não é mais um dos cinco países com os maiores orçamentos de defesa, de acordo com um relatório de 2016 elaborado pela empresa de análise britânica Jane's Defence Budget. É a primeira vez que isso acontece desde os anos 1990.

Os Estados Unidos estão na primeira posição do ranking, seguidos por China e Reino Unido. A Rússia figura em 6º lugar, logo atrás de Arábia Saudita (5º) e Índia (4º).

Após a introdução de sanções contra Moscou e a queda dos preços do petróleo, a Rússia começou a reduzir parcela do orçamento alocado para a defesa nacional.

Segundo Aleksêi Arbatov, diretor do Centro de Segurança Internacional, do Instituto de Economia Mundial e Relações Internacionais, em Moscou, as despesas com defesa em 2016 foram fixadas em 3,2 trilhões de rublos (US$ 52 bilhões) e em 2,8 trilhão de rublos (US$ 46 bilhões) para 2017.

“Isso está diretamente relacionado com o deficit orçamental e a crise econômica, não existem outras razões”, diz Arbatov.

Os gastos de defesa da Rússia equivalem a quase 5% de seu PIB, indicador maior do que os próprios EUA (3,1%), China e a maioria dos países europeus (2% ou menos). Os únicos países cuja porcentagem é maior são Arábia Saudita (13%) e Israel (5,5%).

No entanto, os gastos com defesa têm sofrido menos cortes do que outras pasta no orçamento da Rússia. As maiores reduções atingem as áreas sociais da economia.

Em vez de cancelar projetos militares, o governo decidiu estender suas durações, de modo que parte dos custos sejam realocados no Programa Estatal de Armamento 2025, em substituição do programa de 2020.

Arbatov também sugere a possiblidade que “algum tipo de economia na realização de exercícios militares de grande escala”.

 

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies