Empresa russa lança app que permite dar gorjeta on-line

Apesar de tecnologia, apenas 16%dos russos pagam contas com cartão

Apesar de tecnologia, apenas 16%dos russos pagam contas com cartão

Valéri Matitsin/TASS
Serviço do Plazius já está conectado a 1.300 restaurantes e cafés pelo país. Estabelecimentos de Moscou e Iekaterinburgo são os primeiros a testar tecnologia.

O aplicativo russo Plazius, que já vinha sendo usado para fazer transações pela internet, lançou o primeiro serviço de gorjeta on-line para restaurantes e cafés por cartão de crédito. A informação foi confirmada pelo maior banco russo Sberbank, que detém a tecnologia.

Para dar a gorjeta pelo app, o frequentador deve inserir o código presente na conta que receber do estabelecimento. Ao fazer o registro, é possível definir a quantia do valor pelo serviço – seja arbitrariamente ou uma porcentagem do montante.

O novo serviço do Plazius, que já está conectado a mais de 1.300 cafés e restaurantes nas principais cidades da Rússia, ainda está em fase de testes, segundo a empresa.

Por enquanto, só é possível fazer o pagamento on-line de gorjeta em Moscou nos cafés Кофе Хаус (Kofe Hauz), no restaurante Цурцум (Tsurtsum), e em outros dois estabelecimentos na sede do Sberbank. Além disso, o serviço passa por testes em outros dois pontos de Iekaterinburgo.

Os análogos mais populares do Plazius nos EUA, como Tippo ou Bravo Tip or Pay, têm funcionamento parecido e permitem que o usuário deixe gorjeta on-line não só em cafés e restaurantes, mas também em hotéis.

No entanto, segundo a assessoria de imprensa do Sberbank Anna Morozova, a empresa desenvolveu seu serviço “a partir do zero”. “O código tributário e as formas de pagamento do consumidor diferem nos EUA e na Rússia”, explica Morozova.

De acordo com uma pesquisa da MasterCard, apenas 16% dos frequentadores de cafés, bares e restaurantes na Rússia pagaram suas contas com cartão em 2015. O método é mais comum entre moradores de São Petersburgo (28%) e Moscou (27%).

Já nos Estados Unidos, por exemplo, esse número chega a 94% no caso de restaurantes, e a 70% em estabelecimentos de lanches e café, diz o relatório da Toast, empresa que desenvolve plataformas tecnológicas para estabelecimentos comerciais.

Ainda não se sabe quando a tecnologia estará disponível no exterior.

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