Rússia propõe 55 projetos a Cuba; soma chega a US$ 4 bi

Mudanças no mercado de commodities aproximam Cuba e Rússia

Mudanças no mercado de commodities aproximam Cuba e Rússia

TASS
Projetos que beneficiam ambos os lados vão de setor de tecnologia a infraestrutura. Países também assinaram recentemente acordo de cooperação em energia nuclear.

A Rússia ofereceu 55 projetos de cooperação bilateral a Cuba, segundo declarou o vice-ministro da Economia russo, Nikolai Podguzov, à agência TASS. A soma de todas as iniciativas propostas é de cerca de US$ 4 bilhões.

A informação foi divulgada após uma reunião do grupo de trabalho da Comissão Intergovernamental Russo-Cubana para cooperação comercial, econômica e técnico- científica, que foi realizada na segunda-feira (26) em Havana.

“Dada à mudança no clima do mercado de commodities, precisamos encontrar novos motores para o crescimento econômico e reduzir a nossa dependência das exportações dessas commodities”, frisou o vice-ministro russo.

Projetos nos setores da energia, infraestrutura ferroviária, tecnologia da informação e aeronáutica terão prioridade.

“Estamos oferecendo a Cuba equipamentos industriais indispensáveis, e opções de desenvolvimento de infraestrutura que podem fornecer uma boa base para o crescimento econômico da ilha”, disse Podguzov, acrescentando que as iniciativas são importantes também para o desenvolvimento da economia russa.

Acordo de cooperação sobre energia nuclear

Rússia e Cuba assinaram nesta terça-feira (27) um acordo intergovernamental para desenvolvimento e aplicação da energia nuclear para fins pacíficos.

A cooperação no setor atômico foi selada à margem da 60ª sessão da Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena (Áustria).

O documento assinado pelo vice-chefe da corporação estatal de energia atômica da Rússia (Rosatom), Nikolai Spásski, e pelo vice-ministro da Ciência de Cuba, Jose Fidel Santana, estabelece uma base jurídica para a cooperação bilateral no campo da energia atômica para fins pacíficos, incluindo produção de radioisótopos e a sua utilização na indústria, medicina, agricultura, segurança e pesquisa ambiental.

Com a agência de notícias TASS

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies