“Todo produto com demanda no exterior tem potencial de exportação”

Fradkov: “Trabalhamos com parceiros desde a Ásia à América do Sul”

Fradkov: “Trabalhamos com parceiros desde a Ásia à América do Sul”

Denis Vichinski/TASS
Em entrevista à Gazeta Russa, o diretor do Centro de Exportação da Rússia (CER), Piotr Fradkov, falou sobre como o país pode reduzir a dependência do petróleo e aumentar exportações.

É possível reduzir a dependência da economia russa das exportações de derivados do petróleo?

Piotr Fradkov: Ao contrário da crença popular de que a maior parte das exportações da Rússia é derivada do petróleo, estatísticas mostram que, em 2015, a participação das exportações não petrolíferas ultrapassou 50%.

É incorreto dizer que algumas indústrias têm potencial de exportação, enquanto outras não têm. Todo produto com demanda nos mercados estrangeiros tem potencial de exportação. Alguns países preferem produtos agrícolas, enquanto outros precisam de produtos de engenharia pesada ou de tecnologia da informação. Mas isso não significa que outros setores da economia são menos promissores em termos de desenvolvimento das relações comerciais internacionais.

Qual é o principal objetivo do Centro de Exportação da Rússia?

O CER deve consolidar os mecanismos de apoio às exportações que foram criados ao longo dos últimos dois ou três anos. Ajudamos os exportadores a coletar documentos, selecionar os mercados e parceiros, e também prestamos apoio financeiro. Há instituições de desenvolvimento semelhantes em muitas economias bem-sucedidas do mundo.

Que tipo de empresa recebe essa ajuda?

Já recebemos mais de 800 pedidos de empresas exportadoras e elaboramos planos de apoio individuais para 75 projetos. Trabalhamos com parceiros na Ásia, na Comunidade dos Países Independentes, na África e na América do Sul.

Primeiro, realizamos uma análise inicial das informações sobre a empresa russa e suas capacidades. Em seguida, junto com especialistas em certificação e processos aduaneiros e representações comerciais da Rússia no exterior, desenvolvemos um plano de apoio.

Que medidas de apoio são requeridas pelas empresas russas?

Pequenas empresas precisam de ajuda em questões que vão além do apoio financeiro, como, por exemplo, assistência na obtenção dos certificados necessários em países estrangeiros. Grandes empresas precisam de financiamento. Além disso, as empresas maiores estão preocupadas com riscos políticos e comerciais durante a cooperação com países com uma estrutura política complexa ou disciplina de pagamento instável.

Na maioria dos casos, os representantes das pequenas empresas procuram parceiros internacionais, informações sobre mercados estrangeiros e ajuda com a certificação e adaptação de produtos. O CER também ajuda a recuperar os custos associados ao registro da propriedade intelectual no mercado externo.

Gradualmente, a estrutura das exportações não petrolíferas da Rússia se torna mais complexa e diversificada. A Rússia está exportando ativamente fertilizantes minerais, produtos agrícolas, joias e tecnologias de informação, por exemplo.

Que problemas as empresas russas enfrentam no exterior?

Um dos principais problemas é a falta de informação. Decidimos lançar um projeto educacional, que dará respostas para muitas questões práticas: os procedimentos que são necessários para entrar nos mercados estrangeiros, como escolher o melhor mercado etc. Estamos convencidos de que esse projeto educacional não apenas aumentará o nível de conhecimento dos empresários regionais, mas também incentivará as atividades de exportação. 

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia no seu e-mail?   
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies