Russos usam cada vez mais cartões bancários em pagamentos

Número de usuários de cartão para compras aumentou 23% em 5 anos

Número de usuários de cartão para compras aumentou 23% em 5 anos

PhotoXPress
Preferência por compras com cartões se deve a segurança e praticidade, mostra pesquisa.

Os russos estão ficando cada vez mais acostumados a realizar seus pagamentos por meio de cartões de crédito e débito, informou uma pesquisa recente da operadora de cartões MasterCard. Segundo a enquete, 59% dos russos usam esse modo de pagamento frequentemente, realizando suas compras com cartões ao menos uma vez por semana. 

Cinco anos atrás, 82% dos russos declaravam fazer pagamentos somente em dinheiro.

A pesquisa apontou ainda que os russos preferem cartões devido a sua conveniência, rapidez no pagamento, segurança e possibilidade de obter descontos. Na maioria dos casos, os cartões são usados ​​em supermercados, lojas de conveniência e em compras na internet.

Os bancos também confirmam a crescente popularidade dos pagamentos com cartões. “As pessoas preferem pagar com cartões devido ao aumento da educação financeira e à popularização dos programas de fidelidade”, declarou um representante do banco Home Credit.

Outro fator importante é o desenvolvimento da infraestrutura para o uso de cartões, acredita o chefe do departamento de cartões do banco Binbank, Nikita Ignatenko. 

Hoje os cartões já são aceitos em muitas lojas pequenas, localizadas em cidades médias e pequenas. Além disso, diversas alterações legislativas, incluindo a obrigação de que todas as lojas de varejo aceitem cartões, facilitaram o desenvolvimento da infraestrutura, diz Ignatenko.

 

Com informações do jornal Vedomosti

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies