Sauditas pedem a Moscou que reduza produção de petróleo

Exportações de petróleo saudita cresceram 4,8% no final de 2015

Exportações de petróleo saudita cresceram 4,8% no final de 2015

Shutterstock/Legion-Media
Riad conta com ajuda russa para aumentar demanda e preços da commodity. Nenhuma das partes mostra, porém, disposição para reverter atual tendência.

A situação no mercado internacional do petróleo e o pedido da Arábia Saudita à Rússia de diminuir a produção do petróleo pautaram a reunião entre representantes das maiores empresas petrolíferas russas e o ministro da Energia Aleksandr Novak na quinta-feira (28). As partes concordaram, porém, que o país não está pronto para reduzir a produção.

“Ao contrário, planejamos aumentar a produção, principalmente nas jazidas que podem gerar um impacto econômico rápido, para aumentar o fluxo de caixa”, disse Mikhail Leóntiev, porta-voz da maior petrolífera russa, a Rosneft.

Atualmente, a Rússia produz cerca de 10,1 milhões de barris de petróleo por dia. Segundo as estimativas da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), em 2016, a produção interna crescerá até atingir 10,74 milhões de barris ao dia.

Os produtores sauditas também não demonstram pressa em cortar a produção. No final de 2015, as exportações de petróleo saudita cresceram 4,8% para 7,7 milhões de barris por dia.

O diretor da estatal Saudi Aramco, Khalid al-Falih, declarou no início desta semana que os baixos preços atuais serão compensados pela demanda. Mais cedo, os representantes da petrolífera previram que os preços subiriam devido à fuga de produtores com custos elevados.

Para os analistas russos, a queda dos preços teria apoio dos sauditas justamente pelo fato de eliminar os projetos com custo elevado, entre eles a produção de óleo de xisto nos Estados Unidos e diversos projetos russos.

“No entanto, se houvesse uma redução simultânea da produção na Rússia e na Arábia Saudita, isso reduziria a produção global em mais de 1%, o que permite compensar o excesso da oferta e até causar escassez de petróleo no mercado mundial”, sugere o analista da empresa de investimento Golden Hills-Capital AM, Mikhail Krilov.

Segundo o especialista, a própria notícia sobre a possível redução da produção de petróleo pode levar a um aumento dos preços da commodity. “Mas, para alcançar a redução dos preços significativa e de longo prazo, é preciso que a Arábia Saudita também corte a produção.”

Publicado originalmente pelo Gazeta.ru

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies