Governo se prepara para nova onda de privatizações

Presidente do Sberbank defende “privatização completa” do banco

Presidente do Sberbank defende “privatização completa” do banco

Fotoimedia
Autoridades e especialistas acreditam que medida ajudará a reverter atual situação econômica no país. Ações da Rosneft e dos dois maiores bancos russos são destaques.

O governo russo planeja privatizar as suas participações na Rosneft, a maior petrolífera do país, e nos dois maiores bancos estatais, o Sberbank e o VTB, anunciou o ministro das Finanças, Anton Siluanov.

“Em primeiro lugar, estamos falando do pacote de ações da Rosneft que deveria ter sido vendido há vários anos”, declarou o ministro. “Planejamos vender 19,5% da ações da petrolífera”, completou.

A necessidade de retomar as privatizações, porém dos bancos estatais, foi também apontada pelo ministro do Desenvolvimento Econômico, Aleksêi Uliukaiev, durante o Fórum Econômico de Gaidar, no último dia 13.

“Acho que os ativos dos bancos Sberbank e VTB são de alta qualidade e podem ser atraentes a investidores de todo o mundo. É necessário discutir a possível privatização deles”, disse o ministro, acrescentando que a privatização parcial dessas estruturas iria alterar a capitalização do setor bancário nacional.

Em dezembro passado, o presidente do Sberbank, Guêrman Gref, declarou ao jornal alemão “Handelsblatt”, que seria necessário realizar uma “privatização completa” do banco.

Segundo ele, deve-se estabelecer um período de transição durante o qual o Banco da Rússia, o maior acionista do Sberbank (50% mais uma ação), retenha apenas 25% da instituição de crédito. “A privatização permitirá melhorar significativamente a situação”, disse Gref.

Publicado originalmente pelo RBC 

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies