Índice oficial de pobreza atingirá 16%, alerta Banco Mundial

Aposentados estão entre os mais afetados por crise econômica sem precedentes

Aposentados estão entre os mais afetados por crise econômica sem precedentes

Tass
A quarta crise econômica na Rússia em 25 anos está sendo acompanhada por queda dos rendimentos familiares e aumento da pobreza. Sem recursos financeiros e institucionais para adaptação social, analistas alertam para declínio do padrão de vida.

A queda real de rendimentos, salários e aposentadorias, que teve seu ápice na Rússia em 2015, será perpetuada ao longo deste ano, avaliam os analistas do Banco Mundial. A tendência, que vem acompanhada pelo crescimento do subemprego, deve fazer com que o índice oficial de pobreza no país alcance os 16%.

Menos otimistas, os analistas russos acreditam ainda que, em um futuro próximo, esse indicador possa englobar de 30% a 50% da população do país, sobretudo aposentados e funcionários que tiveram sua carga de trabalho e salário reduzidos.

“O país está se movendo para um nível normal de salários e consumo. É lamentável, mas é a realidade”, diz o especialista do Centro Analítico do Governo russo, Leonid Grigoriev.

O nível dos salários em relação ao PIB russo vinha crescendo desde 2006, enquanto diminuía no resto do mundo, o que teve um impacto negativo sobre a competitividade e produtividade da economia nacional. Em 2014, esse indicador se igualou à média mundial (52%), mas se manteve acima da média nos países emergentes (41%).

Embora a imposição de sanções contra a Rússia e a queda dos preços do petróleo aos níveis atuais fossem sequer cogitadas antes de 2012, diversos economistas já haviam alertado que a bolha de consumo, inchada por preços altos do petróleo e grandes despesas orçamentais, estaria prestes a estourar.

Desigualdade

Além de o Estado não dispor atualmente de recursos para apoiar o antigo modelo de crescimento econômico baseado no consumo, a ausência de instrumentos eficazes para redistribuição da riqueza e adaptação social impõe novos desafios.

O nível de desigualdade social não sofreu alterações nos últimos anos, apesar do rápido crescimento dos rendimentos pré-crise entre certos grupos sociais e regiões.

Estima-se, por exemplo, que, em 2014, 20% da população vivia com um rendimento mensal de 7 mil rublos (US$ 92). No entanto, o nível real de estratificação é bem maior.

De acordo com o estudo "Armadilhas da Percepção-2015", realizado pelo centro Ipsos Public Affairs, 1% dos cidadãos mais ricos da Rússia concentram 70% de todos os rendimentos no país.

Publicado originalmente pelo jornal Kommersant

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies