Crise em crise?

Nabiullina (esq.), que preside o BC da Rússia, prevê sinais de melhora ao longo de 2016

Nabiullina (esq.), que preside o BC da Rússia, prevê sinais de melhora ao longo de 2016

Mikhail Metzel/TASS
Empresários rebatem banqueiro que diz que ‘não há crise econômica na Rússia’. À parte de perspectivas, crescimento sustentável do país deve ganhar impulso apenas em 2017.

“Não vemos na Rússia as premissas de uma crise econômica”, declarou recentemente o presidente do segundo maior banco estatal da Rússia, o VTB, Andrêi Kostin, durante o fórum “Russia Calling”, realizado em Moscou. E continuou: “Não tem nenhum fator atualmente que nos faça sentir que estamos em crise”.

Os representantes do empresariado, porém, se opõem firmemente a essa opinião, alegando que houve queda do investimento. Além disso, a crise se refere a uma avaliação subjetiva do estado da economia sentida pela população, e não a um conjunto de números concretos, segundo Guiórgi Vachenko, chefe de gestão de operações no IR Freedom Finance.

“O declínio da produção industrial por três ou mais trimestres consecutivos e a inflação acima de 12% indicam uma recessão na economia”, disse Vachenko à Gazeta Russa.

Posição semelhante é compartilhada pelo diretor do grupo Basic Element, Oleg Deripaska, que é também uma das pessoas mais ricas do país. “A crise se reflete no fato de as empresas russas terem perdido acesso aos mercados de capitais”, justifica.

Em meio à política monetária austera conduzida pelo Banco Central da Rússia, a presidente do órgão, Elvira Nabiullina, acredita, porém, que será possível alcançar um crescimento econômico até o final de 2016. “Mas a economia entrará em um crescimento mais sustentável só em 2017”, alerta a presidente do Banco Central.

Independentemente da perspectiva adotada sobre o cenário atual e os prognósticos, a única certeza que se tem no governo é que o trabalho de elaboração do orçamento do Estado deverá ser reestruturado de acordo com as novas condições.

“Antes de tudo, isso deve ser feito reduzindo a participação dos gastos do governo na economia”, declarou o ministro das Finanças, Anton Siluanov. “Para um crescimento estável, o país necessita estimular justamente o investimento privado”, acrescentou.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies