Demanda por eurobonds da Gazprom supera expectativas

Gazprom disponibilizou eurobonds para um período de três anos no valor de 1 bilhão de euros

Gazprom disponibilizou eurobonds para um período de três anos no valor de 1 bilhão de euros

Russlan Krivobok/RIA Nôvosti
O monopólio de gás russo Gazprom e o maior produtor de níquel e zinco do mundo, Norílski Nickel, voltaram a vender títulos de dívida pública na Europa. Com demanda superando a oferta, players russos fazem retorno bem-sucedido ao mercado internacional de capitais.

No início de outubro, o gigante estatal Gazprom e o maior produtor de níquel e zinco do mundo, Norílski Nickel, colocaram à venda seus títulos de dívida pública na Europa. Mas nenhuma das empresas esperava que a demanda pelos títulos fosse ultrapassar a oferta.

“Em meio ao declínio das taxas de juros, os eurobonds russos são os mais atraentes nesse segmento de mercado”, diz Iliá Butúrlin, diretor-geral da consultoria de investimentos Hedge.pro.

“Isso se deve à alta rentabilidade [dos eurobonds russos] e à normalização da situação na economia russa, que deixou de assustar os investidores mais conservadores”, acrescenta o analista.

Mesmo assim, os títulos russos são hoje mais interessantes “apenas para grupos de investidores mais agressivos e especulativos”, sugere Butúrlin, “embora a situação possa mudar em breve”.

Em 8 de outubro, a Gazprom disponibilizou eurobonds para um período de três anos no valor de 1 bilhão de euros. A demanda foi tanta que a empresa teve que duas vezes reduzir o rendimento inicial – de 5,125% para 4,625% por ano.

No dia anterior, a Norílski Nickel tinha vendido títulos de dívida pública para sete anos por US$ 1 bilhão. A demanda ultrapassou a oferta quatro vezes, o que permitiu à empresa reduzir duas vezes as taxas de rendimento até 6,625%.

“As sanções minimizaram a possibilidade das empresas russas de receber empréstimos nos mercados externos, o que aumentou a demanda por seus ativos”, explica o analista da empresa de investimentos Premier Serguêi Ilin.

“As maiores empresas russas não perderam interesse dos investidores estrangeiros. Os russos oferecem bom rendimento a um nível de risco aceitável.”

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies