Bolsa de Valores de Moscou lança índice de empresas estatais

Em meio à crise econômica, estatais mantiveram mais estabilidade

Em meio à crise econômica, estatais mantiveram mais estabilidade

Serguêi Fadeichev/TASS
Companhias estatais respondem por mais da metade da capitalização do mercado de ações russo. Previsão é que cálculo sirva de termômetro para atrair mais investimento estrangeiro.

A Bolsa de Valores de Moscou lançou o novo índice de empresas estatais para avaliar a eficácia da governança corporativa em tais companhias, permitindo a expansão da base de investidores e o acesso a fontes de capital mais baratas e de longo prazo.

Os cálculos serão baseados em 54 empresas públicas, que correspondem a mais de metade da capitalização total do mercado de ações russo. Estima-se, por exemplo, que 60% do PIB russo seja composto por empresas que pertencem ao Estado ou às agências governamentais.

“A maioria das corporações em diversos setores da economia [russa], da indústria petrolífera até o setor bancário e agricultura, pertencem ao governo”, diz Robert Novak, chefe do departamento de análise da MFX Capital. “Assim, esse índice será bem útil para investidores estrangeiros.”

A mesma opinião é compartilhada pelo analista da empresa de investimentos Premier Maksim Kostrov. “Hoje, nas condições da crise econômica, as empresas com participação estatal parecem mais estáveis do que as empresas privadas”, diz Kostrov, citado pelo jornal “RBC Daily”.

“Por isso, a criação de uma ferramenta na bolsa de valores de Moscou que refletirá a dinâmica das empresas estatais será de grande valia para potenciais investidores”, acrescenta.

Apesar da expressividade das estatais, o chefe de operações da Freedom Finance, Gueógui Váschenko, acredita que não se pode subestimar as empresas privadas. “Cerca de metade das 25 ações mais líquidas com capitalização de US$ 150 bilhões pertencem ao setor privado”, alega.

De acordo com a assessoria de imprensa da Bolsa de Moscou, a nova iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Econômico é o primeiro passo para a criação de outros indicadores calculados conforme as necessidades de empresas e agências específicas.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies