Banco Mundial prevê aumento da dívida pública até 2050

Dívida atual da Rússia é 12% do PIB, contra 101% da norte-americana

Dívida atual da Rússia é 12% do PIB, contra 101% da norte-americana

Shutterstock
Queda de arrecadação e envelhecimento populacional podem brecar esforços do governo, fazendo com que deficit salte de 12% para até 250% do Produto Interno Bruto.

Os analistas do departamento russo do Banco Mundial afirmam, que até 2050, o envelhecimento da população e a redução das receitas do petróleo e do gás poderão levar à estagnação da economia russa e ao crescimento da dívida pública para até 250% do PIB nacional.

“Os baixos preços do petróleo no longo prazo e a falta de reforma estrutural da economia russa, sem aumento da idade de aposentadoria, levarão ao crescimento da dívida pública russa em relação ao PIB”, diz a vice-diretora da FinExpertiza Capital, Emília Sibíriova.

A taxa de pobreza cresceu de 10,8% em 2013 para 15,1% no primeiro semestre de 2015. Seguindo a dinâmica atual, em 2050, a dívida pública deve crescer até 116% do PIB e, se população continuar a envelhecer e os preços do petróleo continuarem a diminuir, essa taxa poderá ultrapassar os 250%, preveem os economistas.

“A dívida interna tende a crescer devido à emissão de títulos locais para cobrir o deficit orçamental durante os baixos preços do petróleo”, diz Sibíriova, acrescentando, porém, que o governo não apoia esse cenário. 

Para Konstantin Koríschenko, ex-vice-presidente do Banco Central da Rússia, é muito difícil, entretanto, prever os preços do petróleo e a dinâmica do envelhecimento da população. “Vários economistas afirmam a Rússia vai substituir petróleo com outros combustíveis e, assim, se tornará menos dependente das exportações da commodity”, diz.

“Não podemos esquecer que, em 2014, a Rússia recebeu centenas de milhares de refugiados da Ucrânia, que são economicamente ativos”, acrescenta Koríschenko, que hoje chefia o departamento de engenharia financeira da Academia Presidencial da Economia Nacional e Administração Pública.

Apesar do prognóstico, a transformação da Rússia em um grande devedor é quase impossível, segundo Sibíriova, já que isso demonstraria uma completa falta de reformas estruturais durante décadas. “Além disso, a dívida atual é extremamente baixa – apenas 12% do PIB. A título de comparação, a dívida nacional dos EUA é de quase 101% do PIB”, aponta.

Cara nova da crise

Segundo os especialistas, a economia russa enfrenta hoje os problemas mais graves dos últimos 15 anos. A queda de consumo no país, por exemplo, é a maior desde 1998.

Os economistas explicam, que, durante a crise econômica de 2009, o governo conseguiu compensar a queda drástica do consumo aumentando os gastos orçamentários, mas a crise atual não permite repetir o feito.

Além disso, os dados do Banco Mundial revelam a desvalorização do rublo no final de 2014 não permitiu que a maior parte dos setores transacionáveis, incluindo agricultura, tirassem vantagem dos mercados interno e externo, apesar do programa federal de substituição de importações. 

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies