Aliança russo-brasileira no setor de tecnologia ganha impulso

Furlan participou de coletiva de imprensa após o encontro com delegação russa

Furlan participou de coletiva de imprensa após o encontro com delegação russa

Reuters
Reunidos em Brasília, ministros da Indústria avaliaram parcerias existentes e apontaram novas áreas com potencial de crescimento.

A criação de uma aliança de indústrias de alta tecnologia e as perspectivas da cooperação russo-brasileira no setor foram discutidas em reunião realizada em 1º de outubro, na cidade de Brasília, entre o vice-ministro russo da Indústria e Comércio russo, Gleb Nikitin, e o ex-ministro brasileiro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan.

“O caminho mais promissor da cooperação é a criação de uma aliança de indústrias russo-brasileiras”, declarou Nikitin após o encontro. Como exemplo de cooperação, o vice-ministro russo citou a associação de produção automobilística com participação da russa Kamaz e da brasileira Marcopolo. O grupo já organizou, inclusive, a produção dos ônibus “Bravis”.

“Graças à confiabilidade da Kamaz e aos 65 anos de experiência da Marcopolo, esse modelo de ônibus está se popularizando rapidamente na Rússia. Não duvido do sucesso desse projeto e conto com a expansão da gama de produtos fabricados pela aliança”, acrescentou Nikitin.

As partes também destacaram o potencial da cooperação no desenvolvimento da interação na metalurgia. Além da empresa russa Avisma, que já supre a demanda da Embraer, a sociedade anônima de capital aberto Severstal vem ganhando espaço no mercado brasileiro.

Após a aquisição de um quarto das ações da brasileira SPG Mineração, a Severstal passou a integrar uma série de grandes projetos para o desenvolvimento de depósitos de minério de ferro no Brasil.

Furlan e Nikitin manifestaram ainda o interesse mútuo no desenvolvimento da parcerias nas áreas de máquinas-ferramentas, equipamentos para indústria de petróleo e gás, indústrias química e farmacêutica, além do campo de engenharia elétrica.

Em nome de Denis Manturov, chefe da pasta de Indústria e Comércio da Rússia, Nikitin convidou o atual ministro do Desenvolvimento brasileiro, Armando Monteiro, para participar da reunião dos ministros da Indústria dos Brics, que terá sua primeira edição no dia 20 de outubro em Moscou.

Com material do Ministério da Indústria e do Comércio da Rússia

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies