Rosneft avalia possibilidade de entrar no mercado cubano

Memorando de entendimento entre empresas russas e cubana foi assinado durante Fórum Econômico de São Petersburgo em 2014

Memorando de entendimento entre empresas russas e cubana foi assinado durante Fórum Econômico de São Petersburgo em 2014

Assessoria de imprensa do Kremlin
Novas negociações foram conduzidas em encontro entre Pútin e Castro à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Petroleira russa já participa de projetos em bloco ao norte de Havana.

A gigante russa do petróleo Rosneft está avaliando a possibilidade de entrar no mercado cubano, de acordo com documentos divulgados pela assessoria de imprensa do Kremlin. Novas negociações sobre o assunto foram conduzidas entre o presidente russo, Vladímir Pútin, e o líder cubano, Raúl Castro, à margem da 70a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Os documentos também destacam que os países pretendem desenvolver cooperação aplicada no domínio da exploração e produção de petróleo. A holding russa Zarubezhneft, por exemplo, está implementando um projeto para aumentar a taxa de produção de petróleo e utilizar métodos de recuperação avançada de petróleo na jazida de Boca de Jaruco, em Cuba.

Além disso, a companhia de energia russa Inter RAO UES mantém 10 contratos para o fornecimento de equipamentos de energia elétrica e, em conjunto com a União Elétrica de Cuba, criou uma joint venture para a modernização da Usina Termelétrica, nas cidades de Mariel e Santa Cruz del Norte.

No Fórum Econômico de São Petersburgo em 2014, as petrolíferas russas Rosneft e Zarubezhneft e a empresa estatal de petróleo CubaPetroleo já haviam concordado em trabalhar juntas no bloco 37, ao norte de Havana.

Trata-se de uma área de 1.500 quilômetros quadrados na costa do país, onde a profundidade do mar varia entre 500 e 1.600 metros.

Publicado originalmente pela agência Tass

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies