Preço do petróleo afeta economia russa mais que sanções

"As sanções foram impostas há um ano, mas a queda da economia começou apenas no início de 2015, após a diminuição drástica dos preços do petróleo".

"As sanções foram impostas há um ano, mas a queda da economia começou apenas no início de 2015, após a diminuição drástica dos preços do petróleo".

Iliá Pitalev/Ria Nóvosti
Desvalorização do rublo e alta dos juros foram causados por alta do petróleo.

A introdução de sanções americanas e europeias contra a Rússia levou a uma retração da economia russa de apenas 0,5 a 0,6%, segundo concluiu uma pesquisa realizada por Andrei Siniakov e Serguêi Selezniov, funcionários do Banco Central da Rússia, e Agustin Roitman, economista do Fundo Monetário internacional. A maior causa da recessão enfrentada pelo país atualmente é o baixo preço do petróleo.

De acordo com dados oficiais, no primeiro semestre de 2015 o Produto Interno Bruto da Rússia diminuiu 3,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Segundo o chefe do laboratório de estudos dos problemas da inflação e crescimento econômico da Escola Superior de Economia da Rússia, Vladímir Bessonov, as conclusões da pesquisa estão corretas. "A precisão dessas avaliações é inevitavelmente relativa, mas eu confirmo que em geral a queda do PIB na Rússia não foi causada pelas sanções, mas pela diminuição dos preços do petróleo", disse Bessonov.

Segundo ele, a cronologia das dificuldades econômicas russas confirma isso. “As sanções foram impostas há um ano, mas a queda da economia começou apenas no início de 2015, após a diminuição drástica dos preços do petróleo. O impacto das sanções sobre diferentes setores da indústria russa foi diferente, pois o governo conseguiu iniciar o processo de substituição de importações em vários setores da economia” disse Bessonov,

A economia russa também foi afetada pelo aumento da taxa básica de juros e pelo encarecimento dos empréstimos no país. No final de 2014, devido à queda drástica da moeda russa em relação ao dólar, o Banco Central elevou a taxa básica de juros de 9,5% para 17%. A intenção era congelar a concessão de empréstimos e diminuir a demanda por moedas estrangeiras. O processo inverso foi iniciado em março deste ano a fim de brecar a inflação.

A pesquisa dos analistas do Banco Central descreve o modelo da dinâmica do PIB após a introdução das sanções financeiras no terceiro trimestre de 2014 e após a queda dos preços do petróleo de US$ 110 para até US$ 50 por barril. O modelo utilizado pelos autores é baseado no trabalho de um dos fundadores da escola de Chicago, Arnold Harberger, e Carlos Wei, da Universidade Johns Hopkins.

Os autores defendem a hipótese de que dentro de cinco anos o acesso ao capital no mercado externo se tornará completamente impossível, o que redefinirá a dívida externa privada russa até 2019. De acordo com os cálculos, a economia russa vai voltar ao crescimento de 1,5% em 2017.

O chefe de operações da empresa de investimentos Freedom Finance, Gueôrgui Váschenko, também acredita que o principal fator da recessão é a inflação causada pela queda do rublo, que por sua vez acontece devido à redução dos preços do petróleo e à recusa do Banco Central de apoiar a moeda nacional.

Para o diretor do departamento de avaliação econômica da empresa Finexpertiza, Aleksêi Baskakov, a situação atual é benéfica para os exportadores de petróleo, que recebem os rendimentos em moeda estrangeira. No entanto, a maioria dos setores sofre com a desvalorização da moeda nacional.

"Trabalhamos com quase todos os setores da economia e hoje não vemos qualquer grande transformação estrutural positiva da indústria, exceto, talvez, os projetos de substituição de importações, apoiados pelos bancos estatais", conclui Baskakov.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies