Economistas culpam reforma do BC por queda do rublo

População tem reação negativa e acredita que inflação chegue aos 28%.

População tem reação negativa e acredita que inflação chegue aos 28%.

Fotoimedia
Adotado pelo Brasil desde 1999, câmbio flutuante se iniciou na Rússia no final de 2014, momento considerado impróprio por especialistas.

Desde maio passado, a moeda russa, que já tinha sofrido uma desvalorização de cerca de 30% em relação ao dólar e ao euro, vem atingindo mínimos históricos. A tendência de depreciação do rublo é, segundo economistas, motivada sobretudo pela adoção do regime de câmbio flutuante pelo Banco Central, em novembro de 2014.

“Diria que o governo não escolheu uma boa hora para realizar a reforma. O drástico colapso da moeda russa no final de 2014 ocorreu devido à recusa do Banco Central em apoiar a estabilidade do rublo”, diz o analista da holding de investimentos Finam, Anton Soroko.

“Seria lógico adiar a liberalização da taxa de câmbio do rublo até que as relações geopolíticas melhorem”, acrescenta Soroko.

Um mês antes da alteração, o Banco Central da Rússia vendeu 27,2 bilhões de dólares para apoiar a moeda nacional. Mas a iniciativa não teve efeito significativo sobre a taxa de câmbio.

Em resposta à drástica queda do rublo, o órgão regulador decidiu adotar o regime de câmbio flutuante, deixou de intervir no mercado e parou de vender dólares para apoiar a moeda nacional.

“A transição para a flutuação livre do rublo é, sem dúvidas, uma das principais decisões macroeconômicas da Rússia moderna”, diz o ex-vice-presidente do Banco Central da Rússia, Konstantin Koríschenko.

O Banco Central precisou ajustar o nível da taxa de câmbio entre 1995 e 2014. “A necessidade de regular a taxa surgiu no início dos anos 1990. A intenção era lutar contra a inflação, aumentar a confiança no rublo, financiar o deficit orçamentário e atrair investimentos estrangeiros. Mas havia o outro lado da estabilização da taxa: valorização excessiva da moeda”, diz.

Apesar de considerar a reforma questionável, Soroko destaca que a decisão do Banco Central ajudou os fabricantes nacionais e reduziu a pressão sobre as reservas internacionais.

Além disso, a partir de maio deste ano, o Banco Central começou a injetar dólares no mercado para repor as reservas.

Efeito dominó

Em junho passado, uma queixa foi apresentada no Tribunal de Moscou contra a decisão do banco de adotar o regime de câmbio flutuante. Mas o pedido acabou indeferido.

Além de promover a queda abrupta da moeda, a adoção do regime de câmbio flutuante também levou à redução dos salários reais e ao aumento da inflação, provocando uma reação negativa na população.

De acordo com o Centro de Análise Macroeconômica e de Previsão de Curto Prazo, até o final de 2015, os salários reais deverão cair 8% na Rússia. Pesquisas de opinião pública ainda revelam que os cidadãos acreditam que a inflação chegará aos 28% neste ano, e, em 2016, ficará em torno dos 15%.

Segundo dados do Banco Central, quase 45% dos depósitos de pessoas jurídicas no país são feitos em moedas estrangeiras. “Empresas, bancos e população estão tentando se adaptar às novas condições, convertendo as poupanças em moedas estrangeiras e solicitando mais financiamento estatal”, diz Koríschenko.

Para ele, o sucesso da taxa de câmbio flutuante do rublo requer mudanças na estrutura econômica e menor dependência de exportações de commodities.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies