Rosneft assume controle do projeto Solimões

Petrolífera russa planejava aumentar sua parcela no projeto até o final de 2014. Foto: RIA Nóvosti

Petrolífera russa planejava aumentar sua parcela no projeto até o final de 2014. Foto: RIA Nóvosti

Gigante russa do petróleo anunciou nesta segunda-feira (18) acordo de US$ 55 milhões com PetroRio para adquirir 55% das ações do Solimões. Transação precisa de aprovação da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

A Rosneft e a PetroRio, nova marca da HRT (High Resolution Technology), fecharam nesta segunda-feira (18) um acordo que passará 55% do capital acionário do projeto da bacia de gás do Solimões à petrolífera russa.

"É uma boa transação", anunciou o chefe da Rosneft, Ígor Sétchin, ainda na semana passada, sem fornecer mais detalhes sobre o documento.

O acordo ainda deve ser aprovado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), ação que é esperada para meados de 2015, segundo a assessoria da petrolífera russa.

As negociações para a transação se iniciaram ainda em 2014. Como resultado, a Rosneft passará a ter controle sobre 100% das ações e status de operador do projeto para exploração de hidrocarbonetos da bacia do Solimões.

De acordo com a petrolífera russa, a transação é avaliada em 55 milhões de dólares e não inclui a aquisição de quatro plataformas de perfuração móveis de propriedade da HRT Netherlands B.V. por decisão da própria Rosneft.

"A Rosneft tem profunda experiência em conduzir operações de perfuração e pesquisas sísmicas em áreas de difícil acesso que será utilizada na realização do projeto Solimões. Após a execução dos trabalhos de prospecção geológica necessários, a Rosneft planeja usar suas melhores práticas na extração de petróleo e gás", lê-se em comunicado da companhia.

Consolidação no Brasil

Por meio da aquisição, a Rosneft busca consolidar o controle do projeto brasileiro do Solimões para extração de gás.

Anteriormente, a ANP já havia aprovado um aumento da porção da Rosneft no projeto do Solimões, que alcançaria os 51%, assim como a concessão do status de operadora à companhia russa.

Antes da transação, a petrolífera já tinha 45% do projeto Solimões, adquiridos por meio de compra da TNK-BP, que, por sua vez, adquiriu os 21 blocos da bacia continental por um milhão de dólares.

O projeto inicial da Rosneft visava a aumentar sua parcela no projeto para 51%, mas, em março de 2014, a russa assinou com a HRT O&G um acordo final sobre a aquisição de uma parcela complementar de 6%. O acordo, porém, não se realizou.

O projeto Solimões inclui 16 campos licenciados na plataforma, cerca de 41,5 mil km².

Os campos contêm 11 jazidas abertas de hidrocarbonetos, avaliados em 717 milhões de barris de de barris equivalentes de petróleo na categoria C3 (95% dos recursos são de gás natural).

As perspectivas de petróleo são avaliadas em 1,005 bilhão de barris, e as de gás, em 800 milhões de barris de equivalente de petróleo.

Em julho 2004, a Rosneft e a Petrobras assinaram um memorando de intenções que previa a opções detalhadas de monetização do gás da bacia do Solimões, a criação de grupos de trabalho e a preparação de um mapa para a realização de pesquisas.

 

Com material da assessoria de imprensa da Rosneft, da agência Ria-Nôvosti e do jornal Vzgliad.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies