Queda do rublo estimula exportações de produtos não primários

Mais de 40 empresas de alta tecnologia russas abriram escritórios no exterior em 2014 Foto: Andrei Stárostin/RIA Nóvosti

Mais de 40 empresas de alta tecnologia russas abriram escritórios no exterior em 2014 Foto: Andrei Stárostin/RIA Nóvosti

Desvalorização da moeda permitirá que empresas russas aumentem a exportação de produtos processados. Para tanto, governo lançou um programa que possibilitará ampliar a saída de produtos de alta tecnologia.

A queda da moeda russa deve permitir que empresas russas aumentem as exportações de produtos não primários. “Hoje, a importação de produtos de alta tecnologia para a Rússia é 11 vezes maior do que a exportação”, diz o vice-presidente do fundo Skôlkovo, Vassíli Belov.

 Mas, segundo Belov, embora enfraquecimento do rublo aumenta a competitividade dos produtos russos, mas não é suficiente. “É necessário melhorar a qualidade das pesquisas em instituições acadêmicas. O Japão e os EUA são os bons exemplos, eles fazem tudo para exportar  produtos de alta tecnologia e, assim, ultrapassam a China.”

Só no ano passado, mais de 40 empresas de alta tecnologia russas abriram escritórios no exterior. Para garantir o sucesso dessas novas parcerias, o Kremlin decidiu aumentar as exportações de produtos processados.

Até o final de junho, o Ministério da Indústria e Comércio desenvolverá planos de substituição de importações em 18 indústrias e de desenvolvimento da produção nacional, inclusivamente por meio da localização de empresas estrangeiras na Rússia.

Segundo Roman Liadov, um dos diretores da pasta, o governo introduzirá o “contrato de investimento especial” – um acordo especial entre o Estado e a empresa privada, que exige a criação de postos de trabalho na produção de produtos de alta tecnologia.

Além disso, já foram transferidos US$ 347,8 milhões do orçamento federal para o recém-criado Fundo de Desenvolvimento da Indústria. Esta instituição vai conceder empréstimos baratos para empresas russas, na faixa de 5% de juros ao ano. Para efeito de comparação, a taxa básica de juros do Banco Central é de 14%.

Abrindo portas para o mundo

 “O objetivo das sanções econômicas contra a Rússia não foi alcançado, é impossível isolar a economia russa”, declarou o vice-presidente da Câmara de Comércio da Rússia, Gueôrgui Petrov, durante o fórum “Open Rússia”, em Moscou.

Segundo ele, o comércio com a Rússia garantiu o crescimento significativo do PIB de vários países. “Em 2014, devido à cooperação com a Rússia, a economia da  Macedónia, por exemplo, cresceu 4%”, disse Petrov. 

Também otimista, o diretor científico do centro de pesquisas “Economy”, Oleg Grigóriev, alerta para a importância do cenário internacional. “No mercado mundial surgem novas oportunidades, as empresas russas precisam monitorá-las e tentar penetrar nos mercados estrangeiros que ainda estão fechados para os russos.” 

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies