Rosneft e Gazprom passam Google e Apple em ranking de transparência

Rosneft e Gazprom ficaram acima das gigantes americanas de TI Google e Apple Foto: Grigóri Sissóev/RIA Nóvosti

Rosneft e Gazprom ficaram acima das gigantes americanas de TI Google e Apple Foto: Grigóri Sissóev/RIA Nóvosti

As petrolíferas estatais russas Rosneft e Gazprom ocupam agora posições mais elevadas no ranking de transparência do que as gigantes americanas de TI Google e Apple. De acordo com analistas, no ano passado, as empresas estatais russas melhoraram a qualidade da sua gestão.

No ranking de transparência empresarial, as petrolíferas estatais russas Rosneft e Gazprom ficaram acima das gigantes americanas de TI Google e Apple, segundo  relatório da organização internacional Transparency International. De acordo com o estudo, no total das 124 maiores corporações transnacionais, o primeiro lugar do ranking de transparência pertence à empresa italiana Eni (7,3 pontos), em segundo lugar vem a Vodafone britânica (6,7 pontos) e na terceira posição fica a norueguesa Statoil (6,6 pontos).

Os melhores indicadores entre as empresas russas foram exibidos pela estatal Rosneft (4,2 pontos), que ocupa a 46ª posição. A grande petrolífera da Rússia ultrapassou a norte-americana ExxonMobil. Os indicadores da Gazprom foram um pouco piores, tendo obtido 3,5 pontos (78ª posição), já o maior banco da Rússia, o Sberbank, ficou em um dos últimos lugares da lista, com 1,5 pontos. Com isso, as duas empresas russas ficaram na frente das gigantes mundiais de TI Apple (2,7 pontos) e Google (2,2 pontos).

 Sucessos russos

"Contrariamente às expectativas do público em geral, a Google e a Apple ocupam posições perto do pé da lista", diz o analista sênior da UFS IC Iliá Balakirev.

Por sua vez, segundo especialistas, a transparência de informação das empresas russas, incluindo daquelas com participação estatal, tem aumentado nos últimos anos.

"Este foi o resultado de um trabalho sistemático para melhorar a administração corporativa e construir relações num contexto de aumento geral do nível da gestão empresarial", diz o chefe do departamento analítico da IK RUSS-INVEST, Dmítri Bedenkov. Em particular, segundo ele, tornaram-se práticas comuns as apresentações e teleconferências para apresentação dos períodos de atividade das empresas.

"Dentre outros critérios que não foram diretamente levados em conta no ranking, podemos destacar a melhoria das práticas de dividendos de empresas públicas na Rússia, que refletem cada vez mais as orientações estratégicas e, a longo prazo, das relações com os acionistas", acrescenta Bedenkov.

Assim, segundo Balakirev, as empresas russas fizeram progressos significativos na sua transparência corporativa, mas a divulgação de informação continua a sendo bastante unilateral, já que as empresas divulgam os lucros, mas têm grande relutância em compartir detalhes das despesas.

"Isso tem um efeito negativo sobre a percepção da empresa por parte do mercado, sendo a Gazprom um exemplo clássico. Sua estrutura de custos nem sempre é suficientemente transparente e se torna assim praticamente impossível acompanhar a eficiência das suas despesas", diz Balakirev.

Em particular, o cálculo orçamentário para o projeto de construção do gasoduto South Stream, sob o Mar Negro, para transporte do gás da Rússia para a Europa, aumentou em 1,5 vezes em setembro de 2014.

Método de cálculo

O ranking de transparência das empresas internacionais por parte da Transparency International é formado por três grupos de critérios. Entre eles estão o nível das práticas anticorrupção, a divulgação de informações sobre as atividades das subsidiárias e transações financeiras no exterior. No final, o ranking avalia os relatórios das empresas em três áreas: transparência da estrutura organizacional, informação da atividade anticorrupção e detalhamento dos relatórios a nível do país.

"Regra geral, as empresas russas têm tudo certo no que se refere à transparência da estrutura organizacional, não estão mal quanto ao detalhamento dos relatórios, mas apresentam graves deficiências no que se refere às atividades de combate à corrupção. Quanto às gigantes da TI a situação é diferente –lá é menos transparente a estrutura e muitas vezes não são feitos relatórios com grande detalhamento dos lucros a nível do país", diz Balakirev.

Piores

No fim da lista ficaram os bancos estatais chineses Bank of China, Bank of Communications e o Agricultural Bank of China, bem como a japonesa Honda Motors. No total, segundo a Transparency International, cerca de três quartos dos participantes do ranking não divulgam o montante dos impostos pago no exterior e praticamente metade não publica qualquer informação sobre lucros externos.

Em particular, nenhuma das maiores empresas de tecnologia do mundo –Amazon, Apple, Google e IBM– publica sequer a lista completa dos países onde opera ou disponibiliza os indicadores financeiros nessas jurisdições. Assim, em setembro de 2014, a Hewlett-Packard se declarou culpada de suborno ativo na Rússia, na Polônia e no México e, para encerrar o inquérito, concordou em pagar ao governo norte-americano US$ 108 milhões.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies