Gazprom Internacional chegará à Bolívia em dois anos

A extração de gás será feita nos blocos de Aquio e Itapi Foto: RIA Nóvosti

A extração de gás será feita nos blocos de Aquio e Itapi Foto: RIA Nóvosti

A companhia estatal russa está expandindo suas atividades para começar a extrair gás e petróleo no país sul-americano.

A Gazprom Internacional, braço da estatal Gazprom envolvido em projetos internacionais, pretende aumentar a sua presença na América Latina e atualmente está em negociações com empresas bolivianas.

A empresa já opera em 20 países, e na América Latina atua no Brasil, Bolívia, Venezuela e República Dominicana. A Gazprom International espera começar a extrair gás na Bolívia em 2016, segundo informou a agência Bloomberg.

A extração de gás será feita nos blocos de Aquio e Itapi. O direito de exploração desses blocos pertence à Total E&P Bolivie (60% dos direitos estão nas mãos da Total, 20% pertencem à Gazprom GP Exploración e 20% à argentina TecPetrol Bolívia). A Total E&P Bolivie descobriu em 2013 a jazida de Incahuasi, com reservas estimadas pela Gazprom em 176 bilhões de metros cúbicos de gás e 15 milhões de toneladas de gás  condensado. No ano passado, a Total avaliou o investimento para os trabalhos em Incahuasi em US$ 500 milhões.

Um comunicado divulgado no site da Gazprom Internacional afirma que a extração começará em 2015. Primeiro é preciso extrair o petróleo encontrado no local, o que, segundo uma fonte próxima ao projeto, será feito no ano que vem. Os representantes da Gazprom Internacional e da Total não quiseram comentar o assunto.

Em um relatório, a BP (British Petroleum) não indicou as reservas comprovadas de petróleo da Bolívia, mas as reservas de gás do país são de 300 bilhões de metros cúbicos. O diretor da empresa Small Letters, Vitáli Kriúkov, acredita que, em teoria, pode ser encontrado petróleo nessa região da Bolívia, mas que os volumes devem ser pequenos. “A Bolívia é interessante principalmente em termos de produção de gás”, salienta o especialista. 

 

Publicado originalmente pelo Vedomosti

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies