Vídeo registra testes do novo caça T-50

Aeronave de 5ª geração, que deverá ser incorporada às forças em 2017, foi filmada sobre paisagens impressionantes na região de Astrakhan.

O primeiro caça de quinta geração russo PAK FA (T-50), da Sukhôi, foi filmado durante a atual fase de testes e será provavelmente incorporado às forças aeroespaciais do país em 2017. Cada modelo custa cerca de US$ 50 milhões.

O comandante-chefe das forças, Víktor Bondarev, referiu-se ao T-50 em maio passado como “uma máquina realmente maravilhosa”.

“Suas características de pilotagem e navegação, entre outras, permitem que detecte outras aeronaves a uma distância bem longa; é inigualável neste aspecto. Temos algo de que se orgulhar, e temos o prazer de introduzir uma máquina dessas”, disse.

Vídeo feito por Pável Novikov para o Ministério da Defesa da Rússia

O projeto PAK FA utiliza tecnologias já estabelecidas dos veículos aéreos MiG 1.44 (no caso do motor) e Su-47 (fabricação de peças).

Muitos componentes do novo caça também foram desenvolvidos durante os trabalhos de modernização do caça Su-27, que em suas últimas modificações – Su-30SM e Su-35S – já apresenta características semelhantes ao modelo de quinta geração.

Acredita-se também que, no início dos anos 2020, o PAK FA possa receber um sistema de radar baseado em tecnologia fotônica, o que permitiria ao caça detectar aeronaves invisíveis a distâncias superiores ao alcance de mísseis ar-ar.

Seus principais concorrentes são atualmente os norte-americanos F-35 e F-22, e os chineses Chengdu J-20 e Shenyang J-31.

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies