Kalashnikov apresenta novas armas para arsenal russo

Visitante da "Army 2016" faz pontaria com a nova RPK-16 nos arredores de Moscou.

Visitante da "Army 2016" faz pontaria com a nova RPK-16 nos arredores de Moscou.

Grigoriy Sysoev / RIA Novosti
Armas integrarão arsenal das Forças Armadas, da Guarda Nacional e do Serviço de Segurança Federal da Rússia.

O grupo empresarial Kalashnikov apresentou uma nova coleção de armas ligeiras, entre as quais a metralhadora RPK-16 e fuzis de precisão SVK, que integrarão o arsenal russo. O armamento foi demonstrado durante o fórum de técnica militar “Army 2016”, realizado entre 6 e 11 de setembro, nas proximidades de Moscou.

Com calibre 5,45 milímetros, a nova metralhadora RPK-16  é uma versão bastante modernizada do modelo soviético RPK-74.

Apesar de ainda eficaz, de acordo com o diretor-geral do grupo empresarial Kalashnikov, Andrêi Kirissenko, a antiga RPK-74 tem uma série de desvantagens.

“O carregador tem capacidade para apenas 45 cartuchos. Assim, o modelo soviético é muito grande e pesado, e impede, por exemplo, o desembarque de veículos blindados. Mas a RPK-74 provou ser uma arma confiável em combate sob quaisquer circunstâncias meteorológicas. Por isso, decidimos não reinventar a roda, mas adaptar o modelo antigo às necessidades atuais", disse Kirissenko à Gazeta Russa.

A nova RPK-16 é equipada com trilhos Picatinny, o que permite a instalação de qualquer tipo de mira ótica - desde a de visão noturna, térmica ou colimadora até a mira especial para atiradores de elite.

RPK-16. Fonte: YouTube/Mikhail Iárin

"A metralhadora pode disparar tiros únicos e derrubar alvos com diâmetro de 20 cm que estejam a uma distância entre 300 e 400 metros. A RPK-16 ainda pode atingir alvos maiores a uma distância de 800 metros", explica Kirissenko.

A versão atualizada da arma também recebeu um novo carregador com capacidade de 96 cartuchos. Além disso, a RPK-16 pode utilizar os carregadores clássicos dos fuzis AK-74M, usados até hoje pelo Exército russo.

A nova metralhadora pesa apenas 4,5 kg, enquanto o peso da RPK-74 é de quase 10 kg.

"Os soldados avaliarão a nova arma e aperfeiçoaremos o produto com base em seus comentários. As unidades do Serviço de Segurança Federal e da Guarda Nacional da Rússia já mostraram interesse pela RPK-16”, disse Kirissenko.

SVK

Segundo uma fonte no complexo militar que não quis ser identificada, a RPK-16 substituirá a metralhadora Petcheneg, usada atualmente pelas Forças Armadas russas.

Fuzil de precisão SVK

O grupo empresarial Kalashnikov apresentou ainda dois modelos de teste do fuzil de precisão semiautomático SVK, que utiliza cartuchos russos de 7.62 x 54 mm e da Otan, de 7.62 x 51 mm.

Segundo os desenvolvedores, o SVK deverá substituir o fuzil de precisão Dragunov (SVD).

"O SVD foi desenvolvido há meio século e, hoje, seu potencial está esgotado. O novo fuzil semiautomático é mais fácil de usar e mais compacto. O fuste da coronha não é apoiado no cano, o que aumenta a precisão do tiro, e a coronha dobrável permite um uso mais efetivo em combate", diz Kirissenko.

"A principal vantagem do SVK é o peso. O fuzil alemão Heckler & Koch, por exemplo, pesa 7,5 kg, enquanto o novo modelo russo tem apenas 4,2 kg. Mesmo com o peso reduzido, porém, a precisão e o alcance do tiro do SVK não são menores”, completa.

O alcance efetivo do SVK é de até 1 km. O carregador tem capacidade para 10, 15 ou 20 cartuchos.

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies