Novos bombardeiros estratégicos voarão na estratosfera

Primeiro voo da aeronave modernizada será realizado em 2018

Primeiro voo da aeronave modernizada será realizado em 2018

Divulgação
Tu-160M2 poderá alcançar altura de 18 mil metros, inatingível para todos os tipos de sistemas antiaéreos e antimísseis.

No final de 2016, o Ministério da Defesa da Rússia receberá o primeiro lote de novos motores NK-32 para bombardeiros estratégicos Túpolev Tu-160M2. Segundo seus desenvolvedores, o motor permitirá que a aeronave alcance a estratosfera, a uma altitude de 18 mil metros.

"A nova versão do motor NK-32 poderá funcionar não só como um motor a jato para aeronaves, mas também como um motor de foguetes. Como resultado, o Tu-160M2 poderá atingir tal altitude, que não poderá ser derrubado pelos existentes sistemas de defesa aérea", disse uma fonte do complexo militar russo que não quis ser identificada.

O primeiro voo da aeronave modernizada será realizado em 2018.

Segundo vice-diretor da Túpolev, Valéri Solozobov, embora o novo Tu-160 não apresente alterações no design, trata-se de um modelo completamente novo e que traz caraterísticas técnicas diferenciadas.

De acordo com o comandante-chefe das Forças Aeroespaciais da Federação Russa, Víktor Bôndarev, o Ministério da Defesa planeja comprar cerca de 50 aviões Tu-160M2. A produção em série da aeronave terá início em 2021.

Por que dar vida nova ao Tu-160?

Enquanto o cronograma  Rússia está atrasado no desenvolvimento do bombardeiro estratégico de nova geração, PAK DA, o Tu-160 modificado deve preencher uma lacuna nas Forças Aeroespaciais do país.

O primeiro modelo de teste do PAK DA será construído apenas em 2020.

"A aeronave deverá servir de substituta, em curto prazo, para o PAK DA nas Forças Aeroespaciais russas. Diversas aeronaves de longo alcance cumprirão, em breve, seu período de garantia, e o Ministério começará o processo de substituição", diz o observador militar do jornal Izvêstia, Dmítri Litóvkin.

Tu-160 lança mísseis de cruzeiro contra alvos terroristas na Síria Fonte: YouTube/Ministério de Defesa da Rússia

Segundo a fonte militar que não quis ser identificada, o projeto do novo Tu-160 pode vir a ser um dos mais caros da década de 2020, com custo será equiparável ao do desenvolvimento de novos submarinos nucleares da classe Borei portando mísseis Bulava - cujo preço varia entre 5 e 7 bilhões de dólares.

Armamento do Tu-160M2 

O novo Túpolev será usado não só como arma de contenção, mas também para cumprir diversas tarefas do Ministério da Defesa.

"Os aviões poderão levar mísseis de cruzeiro nucleares e convencionais, inclusive mísseis de longo alcance da nova geração X-101 e X-555 ", diz o ex-comandante supremo das Forças Aéreas, Piotr Dainékin.

Segundo ele, a aeronave pode transportar mísseis de cruzeiro X-55SM com coordenadas indicadas para abater alvos em um local específico.

"O Tu-160 pode ser equipado com qualquer tipo de bombas: de perfuração, fragmentação, minas marítimas etc. O peso total das cargas pode chegar a 40 toneladas", completa Dainékin.

Características técnicas de Tu-160
Tripulação: 4 pessoas
Comprimento: 54,1 metros
Altura: 13,1 metros
Envergadura: 55,7 metros
Peso vazio: 110 mil kg
Peso máximo de decolagem: 275 mil kg
Peso de combustível: 148 mil kg.
Velocidade máxima ao nível do mar: 1.030 km/h
Velocidade máxima em altitude: 2.200 km/h
Alcance máximo sem reabastecimento: 18.950 km.
Teto de voo: 18.000 m.

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies