Novo míssil balístico é projetado para submarinos nucleares

Submarino nuclear K-114 Tula, pertencente à Frota do Norte russa

Submarino nuclear K-114 Tula, pertencente à Frota do Norte russa

Mikhail Fomitchev/RIA Nôvosti
Tecnologia tenta contrapor planos dos EUA de modernizar forças a partir de 2020, segundo especialistas. Alcance será superior a 11.000 km de distância.

O Centro Estatal de Mísseis V.P. Makéiev assinou um contrato que define a criação de um míssil balístico para submarinos nucleares de 5ª geração.

“Atualmente estamos desenvolvendo mísseis balísticos terrestres e marinhos sob um contrato com o Ministério da Defesa. Um deles é o Sarmat”, disse o diretor-geral do centro Makéiev, Vladímir Degtiar, citado pelo jornal russo “Izvéstia”.

O modelo de prova deste novo míssil ficará pronto até o final da década de 2020 e substituirá o míssil balístico marinho Bulava, atualmente em testes.

O desenvolvimento do novo míssil é uma resposta da Rússia à renovação do grupo de forças nucleares dos Estados Unidos planejada para 2020, e na qual Washington pretende investir 900 bilhões de dólares, segundo o analista militar Dmítri Litóvkin.

“Por isso, o míssil Sarmat contará com características avançadas que permitirão equipá-lo com recursos adicionais para superar o escudo de defesa antimíssil dos EUA”, disse Litóvkin à Gazeta Russa. “O novo míssil poderá ser lançado a partir de praticamente todos os distritos militares e em qualquer direção”, completou.

Para o vice-diretor do Instituto de Análise Política e Militar, Aleksandr Khramtchikhin, a criação do novo míssil corresponde à evolução natural das forças nucleares. “O míssil Sarmat levará em conta as próximas ameaças para a segurança no país na década de 2030. E será instalado somente em submarinos nucleares”, diz.

Por enquanto, sabe-se apenas que o Sarmat será capaz de abater alvos a mais de 11.000 quilômetros de distância. Também terá ogivas nucleares hipersônicas com capacidade de manobra superior a de outros sistemas.

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia no seu e-mail?      
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies