Rússia divulga primeiros vídeos de helicópteros Mi-28 atacando bases do EI

Helicóptero Mi-28 atinge 300km/h e tem autonomia de voo de até 450 km

Helicóptero Mi-28 atinge 300km/h e tem autonomia de voo de até 450 km

Evguêni Volkov/Russianplanes.net
O Ministério da Defesa russo declarou, pela primeira vez, que helicópteros de ataque foram usados nas batalhas contra militantes do Estado Islâmicos (EI) posicionados na cidade de Palmira, libertada desde o último dia 27. Veículo estaria na mira de aquisições do Exército brasileiro, segundo fonte não identificada.

As forças russas usaram o helicóptero Mi-28 “Caçador Noturno” pela primeira vez na guerra contra os terroristas do EI, durante a campanha para libertar a cidade histórica de Palmira, no leste da Síria.

O Ministério da Defesa russo publicou um vídeo mostrando a destruição de veículos blindados do Estado Islâmico com mísseis guiados antitanque e o subsequente ataque aos militantes em uma casa local.

Os Mi-28Ns eram anteriormente usados exclusivamente para guardar a base aérea russa Hmeimim, no noroeste da Síria, onde as unidades da Força Aérea russa foram mobilizadas.

Recentemente, divulgou-se que o Mi-28 “Caçador Noturno”, que já conta com o Iraque na cartela de clientes, estaria na mira de aquisições de Brasil, Vietnã e países do Norte da África.

“Mais de 10 países já expressaram interesse pelo Mi-28. Eles já receberam o material de divulgação, assistiram a apresentações etc. Ainda há outros países interessados mas cujo contato ainda não alcançou esse nível”, disse fonte interna que não quis ser identificada.

Fonte: Ministério da Defesa da Rússia

Libertação de Palmira

O Exército sírio anunciou no último dia 27 a libertação da cidade síria de Palmira, um património mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), graças ao apoio do grupo aéreo russo.

Localizada na província síria de Homs, Palmira havia sido tomada por militantes do Estado Islâmico (EI) em meados de 2015.

Além de um contingente russo na Síria participar dos trabalhos de desativação de minas na cidade, especialistas do museu estatal Hermitage, de São Petersburgo, estarão envolvidos na restauração de monumentos culturais da região.

Especificações do Mi-28N


Tripulação: 2 pessoas

Peso máximo de decolagem: 12.100 kg

Velocidade máxima: 300 km/h

Autonomia de voo: até 450 km

Principais armas:

Canhão automático M230 de 30mm (munição – 1.200 cargas, cadência de tiro – 625 disparos por minuto);

Mísseis ar-ar AIM-9 e AIM-92

Míssil ar-superfície AIM-114

Foguetes não guiados Hydra-70

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?Clique aqui para assinar nossa newsletter. 

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies