Novo BMD-4M é o blindado que caiu do céu

Rússia é o único país que realiza o desembarque aéreo do veículo com tripulação

Rússia é o único país que realiza o desembarque aéreo do veículo com tripulação

Aleksandr Riumin/TASS
Veículo de combate aerotransportado BMD-4M demonstrou eficácia em testes de aterrissagem. Expectativa é que aparato seja incluído nas tropas em 2017.

Com o objetivo de testar o novo sistema de paraquedas do Bakhcha-U, o novíssimo veículo de combate aerotransportado de quarta geração BMD-4M foi “atirado” por 11 vezes – números de paraquedas presentes no módulo – desde novembro de 2015.

Graças às soluções tecnológicas empregadas, foi possível reduzir a sobrecarga da tripulação no interior durante a aterrissagem. Além disso, após alcançar o solo, os paraquedas se desprendem automaticamente e o veículo está pronto para o combate.

Desse modo, para as tropas de desembarque aéreo, cuja missão é atuar na retaguarda do inimigo sem o apoio de tanques ou artilharia, esse veículo de combate representa uma verdadeira salvação.

O BMD-4 dispõe de uma grande capacidade de marcha (500 km sem reabastecimento) e alta velocidade (cerca de 70 km/h), defesa blindada e alto poder de fogo. Com essas características técnicas, a expectativa é que os veículos da “infantaria alada” derrotem o inimigo em seu próprio território e permaneçam intactos.

Fonte: TV Zvezdá

Cabe lembrar, porém, que a ideia não era separar a tripulação do veículo, já que, após o desembarque, o paraquedista perderia um tempo de ouro para alcançar o BMD e colocar o veículo em combate, resultando em perdas humanas. É por isso que a tripulação do BMD permanece no veículo durante o pouso.

Mas permitir que um veículo pesado blindado “desça dos céus” sem qualquer perda de capacidade de combate e com segurança para a equipe é extremamente difícil, tendo em conta o aumento de peso do BMD-4M (13,5 toneladas), devido ao armamento modernizado e à maior reserva de munição.

Durante os testes do sistema de paraquedas do Bakhcha, que aconteceu no final do ano passado, os militares enfim se convenceram de que é possível desembarcar o BMD-4M a partir de aviões com a tripulação em seu interior – sem perigo para os paraquedistas e com a certeza de que o veículo pousará no local desejado.

As provas de resistência e capacidade do novo sistema de paraquedas Bakhcha-U ainda não foram, entretanto, concluídas.

Segundo a holding Tekhnodinamika, que responde pela criação do aparato, novos testes serão conduzidos até o final do ano. Os primeiros fornecimentos a tropas russas são esperados para meados de 2017.

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies