Substituto do caça MiG-31 entra em desenvolvimento

Versão atualizada do MiG-31 (foto) será completamente substituída pelos novos MiG-41 até 2028

Versão atualizada do MiG-31 (foto) será completamente substituída pelos novos MiG-41 até 2028

Marina Listseva/TASS
Novo interceptor, reconhecido pelo código MiG-41, pode entrar em serviço em 2020. Velocidade quase supersônica é grande promessa do modelo.

A fabricante de aviões russos MiG anunciou que já começou a  desenvolver o novo avião de interceptação MiG-41, que irá futuramente substituir o caça MiG-31. “O veículo será baseado nos princípios do avião militar moderno”, anunciou o diretor da empresa Serguêi Korotkov.

Embora a fabricante não tenha divulgado detalhes sobre o projeto, o comandante-geral das Forças Espaciais russas, Víktor Bôndarev, prevê que o novo interceptor seja concluído em 2020.

Segundo o piloto de testes Anatóli Kvotchur, o novo modelo manterá as qualidades de seu antecessor, o MiG 31, com a promessa de superar a velocidade Mach 4 (quase 4.248 km/hora).

“Mas era preciso realizar essa modernização há 20 anos. O novo avião tem que ultrapassar a velocidade Mach 4.3”, acrescenta Kvotchur.

Especialistas acreditam que o MiG-41 também será baseado no projetos conhecidos como 301 e 321, da década de 1990. A ideia é que o modelo concorra com os projetos da Sukhôi, cujo interceptor de baixo custo em desenvolvimento poderá alcançar velocidades de até 2.700 km/h.

O Ministério da Defesa russo planeja iniciar a substituição dos aviões Su-27 e MiG-31 ainda este ano. A expectativa é que o MiG-31BM, versão atualizada e mais eficaz do MiG-31, sirva nas Forças Espaciais russas até 2028, até que seja completamente substituído pelos novos MiG-41.

Com material da agência Tass

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies