Exército receberá pistola usada por guarda pessoal de Pútin

Steven Seagal (dir.) atestou qualidade da SPS durante mostra internacional  "Oboronexpo-2014", nos arredores de Moscou

Steven Seagal (dir.) atestou qualidade da SPS durante mostra internacional "Oboronexpo-2014", nos arredores de Moscou

Serguêi Mamontov/RIA Nôvosti
Modificação da lendária SPS deve em breve ser incorporada às Forças Armadas. Além de boa distribuição de tiros, arma é capaz de atuar em condições climáticas extremas.

O Exército receberá em breve uma nova arma para substituir as pistolas PM (Makarov) e PY (Yarygin), de acordo com o Ministério da Defesa russo. Apesar de o modelo não ter sido revelado, acredita-se que seja uma atualização da mortífera e compacta pistola semiautomática de Serdiukov, conhecida pela sigla SPS.

Considerada uma das melhores pistolas modernas, a SPS já acompanha os agentes do Serviço Federal de Guarda Pessoal (FSO, na sigla em russo), que fazem a segurança do presidente Vladímir Pútin em suas viagens oficiais ao redor do mundo, bem como as unidades de elite do FSB (Serviço Federal de Segurança) e do Ministério do Interior.

Devido a seu poder destrutivo, no entanto, as SPSs tiveram entrada proibida nos EUA durante visitas da delegação de Pútin ao país.

Uma das grandes vantagens do dispositivo é o fato de atuar com eficácia independentemente de condições climáticas extremas – seja a -50ºC, no Ártico, ou a temperaturas superiores a  50ºC, no calor sufocante de desertos.

Além disso, ao disparar uma série de 10 tiros, um atirador médio tem grandes chances de obter um bom resultados: a uma distância de 25 metros do alvo, a amplitude de distribuição dos tiros é de apenas 6,5 cm, e a 100 metros, de 32 cm.

Fura-colete

A pistola Serdiukov surgiu nos conturbados anos 1990, como a nova arma pessoal de oficiais. Na época, o país atravessava uma grande onda de criminalidade, e os bandidos costumavam atacar usando coletes à prova de bala. Desse modo, era necessária a criação de uma arma que conseguisse derrubar um indivíduo mesmo que protegido.

Não é à toa que as balas especialmente desenvolvidas para a pistola, as SP10, conseguem furar coletes com placa de titânio de 1,4 mm de espessura e 30 camadas de Kevlar, ou chapas de aço com espessura de até 4 mm, a uma distância de 100 metros.

Desde o seu lançamento, porém, a SPS vem passando por constantes atualizações. Em agosto de 2012, o Instituto Central de Pesquisa para a Engenharia Mecânica de Precisão, responsável pelo projeto, apresentou a versão atualizada SR1MP.

O modelo atualizado se distingue não só pelas ranhuras laterais na parte da frente da estrutura e pelo trilho Picatinny – dispositivo que permite instalar na arma variadas miras reflex, mira de laser e lanternas táticas –, mas também possibilita o uso de um silenciador.

Características técnicas

Calibre: 9 milímetros

Munição: 9x21m SP-10 ou 9x21m SP-11 ou 9x21m SP-12 ou 9x21m SP-13

Peso: 0,995 kg (sem carregador)

Comprimento total: 225 milímetros

Comprimento do cano: 120 milímetros

Alcance efetivo: 200 metros

Carregador: removível, com 18 balas

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies