S-400 após Su-24

S-400 na chegada à base aérea russa de Hmeimim, na Síria

S-400 na chegada à base aérea russa de Hmeimim, na Síria

TASS
Implantado após incidente com a Turquia, sistema de mísseis de defesa antiaérea S-400 Triunfo aumenta proteção em diversos parâmetros. Entenda como exatamente ele garante a segurança das bases russas e do céu sírio.

O sistema de mísseis de defesa antiaérea S-400 foi implantado no território da base aérea russa de Hmeimim, na Síria, após o abate do bombardeiro russo Su-24 pela Turquia.

O reforço da defesa antiaérea na base russa foi anunciado pelo ministro da Defesa, Serguêi Choigu, logo após a tragédia, e, sob determinação do presidente russo Vladímir Pútin, os S-400 foram imediatamente transferidos para a região.

Os sistemas de defesa aérea russos, agora posicionados na Síria, garantem a proteção de 20 a 400 km de distâncias, e de 3 a 30 km de altitude.

1. O que é o S-400?

O S-400 Triumf é um sistema de mísseis antiaéreos de médio e grande alcance de nova geração. Atualmente é o principal elemento do sistema de defesa aérea russa na Síria. Todo o complexo pode ser colocado em total prontidão de combate em apenas 5 a 10 minutos.

2. Qual é a capacidade de alcance do Triumf?

O sistema pode atingir aviões a uma distância de até 400 km; a uma distância de até 60 km, é capaz de alcançar alvos balísticos táticos voando até 4,8 km/s.

Considerando o raio de ação do S-400, quase todo o céu da Síria, parte da Turquia, o Chipre, o Mediterrâneo oriental e Israel estarão sob controle.

3. De onde partiu o S-400 para a Síria?

O sistema de mísseis antiaéreos S-400 foi transferido para a Síria da região de Moscou, onde estava em alerta de combate dando cobertura à capital.

4. Como a Rússia defendia sua base na Síria antes da introdução do S-400?

Antes da implantação do S-400, o sistema autopropulsado de mísseis antiaéreos Buk era o principal “guarda-chuva” que protegia os militares russos dos ataques aéreos inimigos.

Ele é capaz de alcançar alvos aéreos a uma altitude de até 25 mil metros. É projetado para destruir mísseis balísticos, bem como aviação tática e estratégica. O raio máximo de ação varia entre 3 e 40 km.

5. Como a Rússia oferece cobertura a sua base a partir do mar?

Logo depois do incidente com o Su-24 abatido, o cruzador de mísseis guiados “Moskva”, equipado com o sistema de defesa antiaérea Fort, se aproximou da costa da Síria, na cidade de Latakia, e entrou em estado de alerta para garantir a defesa antiaérea da base aérea russa.

6. E o que faz exatamente a versão naval do S-300?

Protege as linhas costeiras e os agrupamentos de navios das aeronaves que transportam mísseis antinavio, incluindo os mísseis de cruzeiro, capazes de manobrar em baixas altitudes. A distância máxima em que o Fort atinge o alvo é de 150 km, e a altitude máxima, de 30 km.

7. Quais outros recursos de defesa em terra a Rússia utiliza na Síria?

Em terra, a linha de defesa próxima ao território de Hmeimim continua recebendo cobertura dos sistemas de defesa antiaérea de mísseis e canhões Pantsir-S1.

A tarefa dos Pantsir consiste em, com seus mísseis guiados e projéteis de canhão, defender os sistemas S-400 de ataques aéreos de grande distância, bem como prontidão para proteger pequenas instalações no território da base – por exemplo, locais de descanso dos militares.

8. Como a Turquia reagiu à implantação do S-400?

A Turquia decidiu cessar os voos de sua aviação militar na Síria, onde os seus pilotos atuavam no âmbito da coalizão internacional contra o Estado Islâmico.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies