Pútin aprova novo Plano de Defesa Nacional

Pútin e representantes do governo definiram plano em reunião na sexta passada (13)

Pútin e representantes do governo definiram plano em reunião na sexta passada (13)

Aleksêi Drujinin/Ria Nôvosti
Emendas ao plano de defesa podem ser reação à estratégia militar dos EUA proposta em julho, que identifica a Rússia como uma das ameaças aos interesses norte-americanos.

O novo Plano Estratégico de Defesa da Rússia, que abrange o período de 2016 a 2020, foi aprovado pelo presidente russo Vladímir Pútin, em Sôtchi, na sexta-feira passada (13), informou o analista militar da “Nezavíssimaia Gazeta”, Vladímir Múkhin.

Na ocasião, o presidente destacou que o documento identifica os novos riscos e ameaças para o país, além de abordar os programas de rearmamento do Exército e de preparação da mobilização e da defesa territorial.

“A situação está mudando, está mudando rapidamente, e os documentos de planejamento militar deve ser atualizados”, disse Pútin durante o encontro, sem mencionar detalhes sobre as ameaças sugeridas.

Embora o documento seja classificado como segredo de Estado, o analista Vladímir Múkhin acredita que o plano recém-anunciado seja uma resposta à nova versão da estratégia militar dos Estados Unidos, lançado em julho deste ano.

Em sua estratégia, o Pentágono dá particular ênfase ao papel da Rússia no cenário global e afirma que o país mina a sua segurança regional. “À luz disso, é possível que o novo plano de defesa da Federação Russa identifique concretamente as ameaças do país e as maneiras de neutralizá-las”, diz Múkhin.

Ainda segundo o analista, é possível que o plano também já reflita o novo papel dos governadores regionais, que são responsáveis pelas medidas de mobilização e defesa territorial.

Mais cedo, o ministro da Defesa, Serguêi Choigu, declarou que quase todas as esferas do governo estiveram envolvidas na elaboração do plano. O documento anterior, de 2013, foi o primeiro da história da Rússia.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies