Caça ‘secreto’ será exibido pela primeira vez ao público

Caça MiG 1.42 é o mais recente modelo de quinta geração produzido pelo escritório Mikoyan

Caça MiG 1.42 é o mais recente modelo de quinta geração produzido pelo escritório Mikoyan

Ria Novosti/Vladimir Vyatkin
Mantido em segredo há quase 30 anos, MiG 1.44 terá protótipo na feira internacional Maks-2015, nos arredores de Moscou. Modelo que iria concorrer com o norte-americano Raptor foi substituído por caças mais modernos do programa PAK-FA.

O caça de quinta geração MiG 1.44 será apresentado pela primeira vez ao grande público durante o 12 Salão Internacional de Aviação e Espaço Maks-2015, que começará na próxima terça feira (25). O avião, que não foi desenvolvido, era tido como um promissor rival do norte-americano Lockheed F-22 Raptor.

Na feira em Jukóvski, nos arredores de Moscou, um protótipo do caça em tamanho real ficará exposto a todos os visitantes. Até agora, o modelo só foi visto em uma curta exibição a jornalistas em 1999, quando deu uma volta pista de decolagem sem alçar voo.

Classificado como um caça multifuncional de combate e produzido pelo escritório OKB Mikoyan, o avião incorpora tecnologias modernas, como velocidade de cruzeiro supersônica, alta manobrabilidade e curta decolagem e aterrissagem. Também é equipado com radares interligados em novos sistemas de comando e controle.

Apesar das inovações, a aeronave é considerada econômica devido aos baixos custos de manutenção e voo.

Rival do F-22

O escritório OKB Mikoyan só conseguiu finalizar o protótipo da aeronave em 1991, período no qual o país passava por transformações políticas e econômicas.

A reestruturação da OKB Mikoyan em MAPO MiG e sua posterior fusão com a Sukhôi fizeram com que o caça multifuncional MiG 1.44 alçasse voo uma vez só, em fevereiro de 2000.

O piloto de testes Vladímir Gorbunov, a única pessoa que pilotou o MiG 1.44, descreveu-o como um avião de elevado potencial. Porém, com o tempo, suas características ficaram ultrapassadas.

Por causa de seu maior concorrente na época, o caça norte-americano Lockheed F-22 Raptor, o MiG 1.44 teve que dar lugar a um novo projeto, chamado PAK-FA, que teve início em 2002.

O único exemplar capaz de voar, que ficou abandonado a céu aberto na base de Gromov, em Jukóvski, por mais de 10 anos, será o modelo exibido no Maks-2015.

Negócio da China

Embora nunca tenha sido plenamente desenvolvido, o MiG 1.44 não desapareceu sem deixar vestígios. Pelo contrário, tornou-se assunto de discussões históricas sobre a transferência de tecnologia à China.

Alguns especialistas garantem que o caça chinês de quinta geração Chengdu J-20 foi desenvolvido com base nos avanços tecnológicos do MiG 1.44.

O assessor de imprensa da empresa, Evguêni Fiódorov, negou as especulações repetidas vezes e afirmou que “a Rússia nunca entregou nem jamais irá fornecer, componentes e sistemas à China para o desenvolvimento do caça de quinta geração Chengdu J-20”.

Rumores também sugerem que uma possível venda à China de tecnologias e desenhos do MiG 1.46, uma versão atualizada do MiG 1.44. A única certeza que se tem, porém, é que, ao deixar de ser um projeto secreto, o MiG 1.44não terá mais chance de produção na Rússia.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies