10 filmes de espionagem soviéticos para assistir de graça na internet — Parte 1

Vladímir Bassov/Mosfilm, 1968
Perseguições, conspirações, espiões secretos — é impossível desgrudar os olhos da tela. Reunimos uma lista dos dramas de espionagem mais interessantes da época soviética.

Dezessete instantes da primavera (1973)

A mais famosa minissérie de espionagem soviética foi baseada no livro de Julian Semionov sobre a ‘Operação Sunrise’ durante a Segunda Guerra Mundial. O espião soviético Maksim Isaev, que, sob o nome de Max Otto von Stierlitz, trabalha no serviço de segurança do Reichsführer-SS, deve interromper as negociações entre o Reich alemão e os EUA e a Grã-Bretanha.

Ao longo de 12 episódios, os espectadores assistem em suspense o protagonista fugindo habilmente das suspeitas da Gestapo, para prosseguir com a sua missão. O drama sobre o espião soviético se tornou tão popular que muitas frases e bordões acabaram sendo consagradas em conversas diárias. “E você, Stierlitz, pedirei que fique!” — ao ouvir esta frase, os telespectadores russos reconhecem inequivocamente “um dos seus”.

Выстрел в тумане (Tiro no nevoeiro, 1964)

Um talentoso cientista soviético faz uma descoberta pela qual a inteligência estrangeira se interessa de imediato. Mas não funciona e ele desaparece repentinamente. O truque para mudar seu sobrenome é rapidamente descoberto e agora sua vida está em perigo — começa uma verdadeira caçada.

Como brinca um dos heróis do filme, “assim que uma descoberta digna é feita, ela imediatamente se torna necessária a todos: para agricultura, o Ministério da Defesa, o Sindicato dos Escritores!” Esse drama atrai público ainda hoje por suas reviravoltas e pelo dinamismo com que foi filmado.

Teerã 43 (1980)

Um filme de ação de espionagem no qual, além de soviéticos, atuaram também os atores estrangeiros Alain Delon, Claude Jade e Curd Jurgens. Durante a Conferência de Teerã em 1943, estava sendo preparada uma tentativa de assassinato contra os líderes dos EUA, da Grã-Bretanha e da URSS. No entanto, o oficial da inteligência soviética Andrei Borodin, com a ajuda da tradutora Marie Looney, evita a sabotagem.

Trinta anos depois, um dos participantes da conspiração decide leiloar suas memórias e cinejornais da época. E tudo se inicia de novo: perseguições, assassinatos e ‘Une vie d’amour’ – o cantor francês Charles Aznavour dedicou esta música à atriz que faz a protagonista, Natália Belokhvostikova. 

O Escudo e a Espada (1968)

O protagonista desta série em quatro partes sobre um espião que trabalha no coração do serviço de segurança do Reichsführer-SS tem análogos na vida real: Rudolf Abel e Aleksandr Sviatogorov, os famosos espiões soviéticos que trabalharam secretamente no Ocidente por muitos anos.

Na trama, um homem chamado Johan Weiss consegue se mudar de Riga, na Letônia, para a Alemanha antes da guerra e começa uma carreira lá — primeiro na Abwehr (serviço de informação do exército alemão) e depois na SS (organização paramilitar ligada ao Partido Nazista). Ele tem uma aparência comum, conversa agradável e não é um servidor de destaque, pois são muitos. Se não fosse por um detalhe: sob o nome de Weiss esconde-se Aleksandr Belov — um batedor que repassa informações confidenciais sobre os planos do inimigo. A música ‘Onde começa a Pátria’ foi incluída na trilha sonora e se tornou um sucesso independente na URSS.

Abril de 1941, primavera em Moscou. As pessoas dançam e caminham nos parques, os pioneiros marcham pelas ruas e os proletários se dirigem à entrada da fábrica antes do próximo turno. Entretanto, sabotadores alemães estão prestes a explodir as instalações nas quais começará a produção das máquinas de guerra ‘Katiucha’. A data em que isso acontecerá é até conhecida: 21 de junho de 1941. Para frustrar seus planos, o NKVD envia-lhes um comandante da reserva chamado Serguêi Biriukov, que é “um de nós”.

À primeira vista, esse filme mais parece uma coleção de clichês de espionagem. Mas, por outro lado, trata-se do grande jogo da inteligência mundial, no centro do qual se encontram pessoas comuns.

LEIA TAMBÉM: 10 curiosidades sobre o cinema russo que todo cinéfilo tem que conhecer

O Russia Beyond está também no Telegram! Para conferir todas as novidades, siga-nos em https://t.me/russiabeyond_br

Autorizamos a reprodução de todos os nossos textos sob a condição de que se publique juntamente o link ativo para o original do Russia Beyond.

Leia mais

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies