A história de Nikolai 2º por retratistas russos e estrangeiros

Galeria Tretiakov
O último tsar da Rússia gostava de fotografia e há muitas fotos não apenas dele, como tiradas por ele. Mas como era sua imagem no patrimônio artístico?

Nikolai Dmitriev-Orenburgski. Grão-Duque Serguêi Aleksandrovitch, Príncipe Herdeiro Nikolai Aleksandrovitch, Grão-Duque Paul Aleksandrovitch em Tsarskóie Selô, 1880

Futuro tsar Nikolai retratado com seus tios, filhos do imperador Aleksandr 2º. O artista era mais famoso por pinturas de guerras russo-turcas e também retratou o imperador Aleksandr 2º.

Imperador Nikolai 2º e Imperatriz Aleksandra Feodorovna, 1894

Esta litografia colorida foi impressa em Moscou como parte de uma campanha de comemoração de casamento de alguém chamado Mechkov.

Laurits Tuxen. O casamento do tsar Nikolai 2º, 1895

Este artista dinamarquês pintou vários monarcas europeus, incluindo Cristiano IX da Dinamarca, Rainha Vitória, Jorge I da Grécia e a família Romanov.

Ele também fez uma versão “ampliada”, mostrando os rostos do casal mais de perto.

Iliá Repin. Retrato de Nikolai 2º na varanda, 1896

Repin era bastante famoso, não apenas pelos Rebocadores do Volga e outras pinturas históricas, mas também como retratista. Os rostos em suas pinturas parecem incrivelmente vivos. Após a coroação, Repin recebeu ordens para pintar vários retratos do novo imperador. O mais cerimonial deles foi feito nos interiores da Grande Sala do Trono do Palácio de Inverno. Há outra em que repete-se o uniforme e até a pose, porém parece mais casual.

Iliá Galkin. Imperador Nikolai 2º (no uniforme do Regimento de Guardas da Vida de Sua Majestade Imperial), 1896

O fato mais interessante sobre este retrato é que ele ficou escondido por 90 anos sob o retrato do líder da revolução de outubro de 1917, Vladimir Lênin. A imagem de Nikolai só foi descoberta durante uma restauração em 2016. 

Iliá Galkin. Nikolai 2º, 1896

Este retrato de Nikolai 2º apareceu no álbum ilustrado chamado ‘A Casa Reinante Russa Romanov’, impresso em 1896 por algumas publicações de I.V. Tsvetkov.

Iliá Galkin. Imperador Nikolai 2º em um uniforme branco com dragonas, 1898

Earnest Lipgart. Nikolai 2º, cerca de 1900

Este retrato mostra o tsar em um dos salões do Kremlin de Moscou.

Valentin Serov. Nikolai 2º, cerca de 1900

Valentin Serov, o autor da famosa 'Garota com Pêssegos', foi um dos retratistas da corte, e chegou a retratar Aleksandr 3º, grão-príncipes e outros. Neste retrato inacabado, Nikolai 2º está vestido com uma jaqueta de oficial do Regimento Preobrajenski.

Georges Becker. Retrato de Nikolai 2º por volta de 1900

Retrato raro que mostra o tsar (levemente) sorrindo.

Friedrich August von Kaulbach. Retrato de Nikolai 2º da Rússia, 1903

Este artista alemão também fez um retrato raro do tsar, retratando-o não em uniforme militar, mas em traje civil.

Mikhail Rundaltsov. Retrato do imperador Nikolai 2º, 1900

Um acadêmico de gravura, Rundaltsov criou várias imagens de Nikolai 2º  e seu filho, o príncipe Aleksêi. Este retrato mostra o tsar incrivelmente pensativo.

Elena Samokich-Sudkovskaia. O tsar e sua família, 1902

Pintora de raízes francesas, Samokich-Sudkovskaia era mais famosa por suas ilustrações de livros, especialmente para o romance em verso ‘Eugene Onegin’ de Aleksandr Púchkin. Ela também fez vários esboços para o álbum de coroação de Nikolai 2º e Imperatriz Aleksandra. Na foto com as filhas Olga, Tatiana, Maria e Anastassia.

Boris Kustodiev. Imperador Nikolai 2º com Tsarevitch, 1905

Depois de quatro filhas, Nikolai e sua esposa esperavam o nascimento de um filho. Durante anos, não conseguiram engravidar, mas, em 1904, enfim nasceu o tão esperado herdeiro do trono – o último príncipe herdeiro russo.

Henrique Manizer. Tsar russo Nikolai 2º com a ordem de São Vladimir, 1905

Este artista russo com raízes alemãs era um dos pintores favoritos da família Romanov. O pai de Nikolai, o tsar Aleksandr 3º, comprou diversas de suas pinturas que retratavam a guerra russo-turca. Este retrato em particular foi encomendado pelo próprio tsar Nikolai 2º.

Aleksandr Makovski. Retrato do imperador Nikolai 2º e estudo, 1907

Membro da família de artistas Makovski, este pintor apresentou Nikolai 2º no uniforme do Regimento de Hussardos da Guarda de Vida de Sua Majestade.

Frederico de Haenen. Baile da Corte. O Imperador conduzindo a Imperatriz pelo salão de baile, por volta de 1913

Artista e ilustrador francês com raízes holandesas, Frédéric de Haenen foi chefe da revista L’Illustration em Paris. Depois de um grande tour pelo Império Russo, em 1913, Haenen lançou um livro ilustrado intitulado Rússia, no qual destacou pessoas comuns, as igrejas, o Kremlin, o trem transiberiano e, claro, o imperador.

Frederico de Haenen. Imperador  Nikolai 2º e Imperatriz Aleksandra Fiodorovna em trajes antigos, 1913

Nikolai 2º e sua esposa usaram trajes antigos de tsares russos durante um baile à fantasia para celebrar o aniversário da casa Romanov em 1903.

Frederico de Haenen. Tsar Nikolai 2º revisando as tropas, por volta de 1913

Esta é outra pintura feita pelo artista francês retratando o tsar. Nikolai 2º fazia revisões anuais das tropas, na maioria das vezes durante exercícios militares de grande escala.

Boris Kustodiev. Tsar Nikolai 2º, 1915

Boris Kustodiev é famoso por sua estilização do folclore russo e da vida mercantil com uma profusão de cores, e o retrato do tsar é criado nesse estilo marcante do artista, mostrando o conto de fadas que é o Kremlin de Moscou ao fundo.

Companhia Fabergé. Caixa de apresentação imperial, 1916

A caixa criada pelo joalheiro-chefe da Fabergé, Henrik Wigström, foi decorada com o retrato do imperador pintado pelo miniaturista da corte Vassíli Zuiev. Nikolai 2º usa o uniforme da 4ª  Guarda de Fuzileiros da Família Imperial e a Ordem de São Jorge, que recebeu em 25 de outubro de 1915. Esta caixa foi dada em nome do tsar para Gabriel Hanotaux, que costumava ser o ministro das Relações Exteriores francês entre 1894 e 1898.

LEIA TAMBÉM: Afinal de contas, Nikolai 2° era mesmo o ingênuo que alguns dizem?

Caros leitores e leitoras,

Nosso site e nossas contas nas redes sociais estão sob ameaça de restrição ou banimento, devido às atuais circunstâncias. Portanto, para acompanhar o nosso conteúdo mais recente, basta fazer o seguinte:
Inscreva-se em nosso canal no Telegram t.me/russiabeyond_br

Assine a nossa newsletter semanal

Ative as notificações push, quando solicitado(a), em nosso site

Instale um provedor de VPN em seu computador e/ou smartphone para ter acesso ao nosso site, caso esteja bloqueado em seu país

Autorizamos a reprodução de todos os nossos textos sob a condição de que se publique juntamente o link ativo para o original do Russia Beyond.

Leia mais

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies