Por que as renas fazem danças circulares?

Pável Lvov/Sputnik
Seja por proteção ou incômodo, animais são guiados por instinto de rebanho.

O fenômeno de renas correndo em círculos (“ciclone de renas”) é um espetáculo fascinante. Elas se reúnem em rebanho e circulam juntas em torno do mesmo ponto, movendo-se relativamente rápido e em uníssono. Os animais fazem isso tanto em ambientes naturais (tundra) como em currais.

Rebanho de renas da cooperativa de produção agrícola “Tundra”, na região de Murmansk.

O rebanho se comporta assim quando os animais ficam agitados — seja ao sentir a ameaça de um animal selvagem próximo ou quando são picados por mosquitos no verão. Enquanto andam em círculo, elas esperam que a rena líder aja e então se acalmam. Em dias quentes, podem se mover sem parar por 12 horas até se cansarem. Geralmente giram no sentido anti-horário.

As renas têm um forte instinto de rebanho e repetem os movimentos umas das outras e do seu líder, acreditando assim ser mais seguro. Os filhotes ocupam o centro do círculo como parte dessa tática de proteção. As renas no círculo externo podem acabar se aproximando do centro durante a dança em roda. O tamanho mínimo de um grupo de renas é de 20 animais.

Aldeia de Lovozero, na região de Murmansk.

Os pastores de renas também sabem como fazer os animais executarem essa dança circular ao conduzi-los para um curral ou para capturar animais necessários para arreios. Para isso, eles fazem com que os animais líderes comecem a circular e todos os outros apenas seguem o seu exemplo.

LEIA TAMBÉM: A vida de uma pastora de renas na Rússia (FOTOS)

O Russia Beyond está também no Telegram! Para conferir todas as novidades, siga-nos em https://t.me/russiabeyond_br

Autorizamos a reprodução de todos os nossos textos sob a condição de que se publique juntamente o link ativo para o original do Russia Beyond.

Leia mais

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies