10 fatos sobre a ‘Tsar Bomba’, a mais potente arma nuclear já detonada

Modelo da bomba termonuclear AN602 em exposição dedicada aos 70 anos da indústria nuclear “A reação em cadeia”, no centro de Moscou

Modelo da bomba termonuclear AN602 em exposição dedicada aos 70 anos da indústria nuclear “A reação em cadeia”, no centro de Moscou

Stanislav Krasílnikov/TASS
Em 30 de outubro de 1961, em Nova Zembla, uma ilha no oceano Ártico, a União Soviética detonou a mais potente bomba da história da humanidade, conhecida como “Tsar Bomba”. Com a potência de 4.000 bombas atômicas de Hiroshima, a explosão pegou os serviços secretos dos Estados Unidos de surpresa e chocou o mundo.

1. A bomba de hidrogênio AN602, conhecida pelo codinome “Ivan”, dado por seus desenvolvedores, tinha dimensões nunca vistas antes e continua sendo a maior até hoje. Com oito metros de comprimento, a bomba pesava 27 toneladas.

2. Os dispositivos nucleares da “Tsar Bomba” foram desenvolvidos pela equipe de físicos nucleares soviéticos liderada por Ígor Kurchatov e composta pelo vencedor do Prêmio Nobel Andrei Sákharov, Víktor Adamski, Iúri Babáiev, Iúri Smirnov e Iúri Trutnev.

3. A bomba foi apresentada ao público durante o 22º Congresso do PCSU (Partido Comunista da União Soviética).

4. A AN602 foi lançada pelo major Andrei Durnovtsev a partir do bombardeiro estratégico Tupolev Tu-95, conhecido como “Bear” (urso) pela Otan. O avião foi especialmente modificado para alojar a bomba.

A “Tsar” estava equipada com paraquedas para retardar a descida – o que levou apenas três minutos – e dar tempo para o piloto se afastar. Após a missão bem-sucedida, Durnovtsev se tornou tenente-coronel e foi nomeado herói da URSS.

5. A detonação da bomba nuclear soviética causou a maior explosão de origem humana jamais vista.

6. A pressão sentida no local da explosão foi de 211.000 quilos por metro quadrado (20,7 bar), mais de dez vezes a pressão habitual sobre um pneu de carro. A energia luminosa liberada pôde ser vista a uma distância de até 1.000 km, com céu nublado. A energia térmica era capaz de atingir e matar pessoas a 100 km da explosão.

7. A explosão produziu uma nuvem tipo cogumelo de 64 quilômetros de altura, o que equivale à altura de sete montes Evereste. A onda de choque quebrou vidros a mais de 900 quilômetros da explosão. Caso a explosão tivesse ocorrida debaixo da terra, o impacto causa pela “Tsar Bomba” teria sido de 7,1 na escala de Richter.

8. Universidades e observatórios da França, Inglaterra, Japão, Estados Unidos registraram movimentos sísmicos causados pela explosão. Manifestações contra o teste nuclear aconteceram em várias capitais mundiais.

9. A Casa Branca rapidamente emitiu um comunicado no qual o então presidente dos EUA John F. Kennedy declarou: “O atual arsenal nuclear norte-americano é superior, em quantidade e qualidade, ao de qualquer outra nação. Os EUA têm poder militar suficiente para destruir qualquer nação que deseje iniciar uma guerra termonuclear”.

10. Devido a seu tamanho enorme, a AN602 era uma arma impraticável para uso operacional em uma hipotética guerra entre os Estados Unidos e a URSS. E os líderes da URSS sabiam disso. Segundo os cientistas militares, a “Tsar Bomba” foi criada meramente para fins científicos e de propaganda.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

LEIA TAMBÉM: 5 tanques russos inusitados que nunca foram usados em combate

Para ficar por dentro das últimas publicações, inscreva-se em nosso canal no Telegram

Autorizamos a reprodução de todos os nossos textos sob a condição de que se publique juntamente o link ativo para o original do Russia Beyond.

Leia mais

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies