Robô russo é capaz de abrir espacate e rosquear lâmpadas

Flexibilidade permite que robô humanoide cumpra missões de resgate

Flexibilidade permite que robô humanoide cumpra missões de resgate

Donat Sorokin/TASS
Desenvolvido para viajar sozinho em missão espacial, Fedor dispõe de habilidades técnicas avançadas. Em versão futura, robô terá capacidade de autoaprendizagem.

O robô androide russo Fedor é capaz de abrir espacate e parafusar lâmpadas, segundo o CEO da fabricante Android Technics Research and Production Association, Aleksander Permiako, ao descrever as capacidades técnicas da tecnologia.

“Além disso, ele pode ficar em uma perna só, nosso chassi permite com ele faça isso. O robô também tem dedos móveis”, acrescentou Permiako.

Segundo o CEO da Android Technics, o robô, que pode realizar mais funções do que o exigido pelo projeto Resgate, para o qual foi desenvolvido, também consegue parafusar lâmpadas, abrir a porta de casa com chave, ligar luzes e dirigir carro.

O Fedor, originalmente conhecido sob o nome Avatar, foi desenvolvido por incumbência do Ministério para Situações de Emergência russo e se tornará o único passageiro da nova russa Federatsia em sua primeira missão espacial, em 2021.

“O robô será produzido em série em uma perspectiva de longo prazo, mas hoje é preciso simplificar o projeto e aumentar sua vida útil”, disse Permiako.

A fabricação em série de androides com propósitos específicos pode ser implantada em Magnitogorsk, nos Urais, onde a Android Technics está construindo sua própria base de produção em uma área de 11 mil metros quadrados.

Fonte: YouTube/TASS

Autoaprendiz

A ideia é que o Fedor também seja capaz de autoaprendizagem.

“O processo de autoaprendizagem não está incorporado no modelo que está sendo demonstrado agora. Mas, no futuro, ele irá necessariamente apresentar tal função, por se tratar de um importante aspecto do desenvolvimento da robótica autônoma”, disse.

Atualmente, o robô já pode agir por iniciativa própria dentro de cenários limitados.

“Por exemplo, ele consegue construir um mapa em 3D de instalações para navegação local, identificar um objeto ou um obstáculo e executar uma ação como parte de um cenário prescrito”, acrescentou Permiakov.

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies