Gigante russo da internet aposta no mercado automotivo

Mapas de alta precisão e IA são promessas para novos modelos Kamaz

Mapas de alta precisão e IA são promessas para novos modelos Kamaz

Ramil Sitdikov/RIA Nôvosti
Tecnologias da Yandex estão sendo implantadas em modelos Toyota e Honda. Empresa planeja agora desenvolver sistema de inteligência artificial para caminhões.

A empresa responsável pelo maior site de buscas da Rússia, Yandex, está seguindo os passos de seu concorrente norte-americano Google e pretende abocanhar uma fatia do mercado internacional de automóveis.

Ao contrário do Google, porém, a empresa russa não pretende lançar um modelo próprio de carro autônomo. A ideia é adaptar suas tecnologias às necessidades de grandes fabricantes de automóveis.

O serviço Yandex.Navigator, por exemplo, já vem sendo adaptado para o Toyota RAV4 Exclusive e modelos da Honda.

“Queremos continuar a colaboração com a Toyota e a Honda, e estamos dispostos a trabalhar com todos os grandes fabricantes de carros”, diz Andrêi Vassilevski, diretor do laboratório da Yandex para soluções automobilísticas.

“Vamos integrar nossas tecnologias com os recursos multimídia para Android já existentes, bem como adaptá-los a outros sistemas e serviços operacionais, como a Apple Car Play e Auto Android”, acrescenta.

A Yandex está desenvolvendo também tecnologias para melhorar a experiência do usuário com música, voz e visão computacional.

IA para caminhões

No final de agosto, a empresa assinou um acordo com a fabricante de caminhões Kamaz para criar um sistema de navegação baseado em inteligência artificial.

O novo sistema de inteligência artificial ajudará a manter o veículo na pista, além de monitorar o estado físico do motorista e frear em caso de emergência.

Outro recurso planejado é o controle de voz do sistema multimídia do carro que será integrado a outros dispositivos móveis.

“Estamos pensando em criar mapas de alta precisão e soluções para direção semiautomática baseadas em tecnologias de inteligência artificial da Yandex – visão computacional, aprendizagem automática e recursos de voz”, conta Vassilevski.

Segundo o gestor, a maioria dos sistemas de GPS existentes orienta caminhões como se fossem carros leves, sem apontar ruas estreitas ou pontes baixas.

Vantagem na largada

O número de empresas de tecnologia entrando no mercado de automóveis tem crescido nos últimos anos. A Volvo Cars e o Uber, por exemplo, anunciaram recentemente uma joint venture para criar um carro sem motorista.

Para Vassilevski, a Yandex tem uma vantagem no mercado interno pelo fato de os serviços e tecnologias da empresa levarem em conta o conhecimento local.

“No Yandex.Navigator, os mapas são atualizados não só por cartógrafos profissionais, mas também pelos próprios usuários que são os primeiros a saber das mudanças nas vias de tráfego, câmeras de rua, limites de velocidade e assim por diante”, diz o diretor do laboratório.

“Ao integrar o serviço de localização em seus modelos para o mercado russo, os fabricantes internacionais obtêm um produto bem adaptado às necessidades dos usuários locais”, completa Vassilevski.

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies