Moscou e SP figuram em ranking de centros de tecnologia

Arranha-céus de centro empresarial em Moscou conhecido como "Moscow City"

Arranha-céus de centro empresarial em Moscou conhecido como "Moscow City"

AP
Capital russa ficou posicionada em 14º em estudo global da consultoria Expert Market, enquanto a paulista figura em 19º. Congestionamento e média salarial foram principais critérios que impediram cidades de chegar ao Top 10.

Não há dúvida de que o Vale do Silício é o centro de tecnologia original e de maior sucesso no mundo, mas é também o melhor lugar para se viver se você está começando uma carreira ou empresa de tecnologia? Foi justamente esta pergunta que pesquisadores da consultoria internacional Expert Market tentaram responder.

Um estudo publicado recentemente pela empresa lista as principais cidades que oferecem condições de vida e trabalho mais confortáveis na indústria de TI (tecnologia de informação).

Na classificação geral, Moscou ficou colocada em 14º, perdendo por um ponto para Vancouver, mas terminando à frente de Chicago. Porém, a capital russa se posicionou em 7º lugar em termos de tempo necessário para iniciar um negócio, e em 8º em acesso ao financiamento de sementes.

Os pesquisadores avaliaram uma série de critérios, incluindo tempo de locomoção e preço médio do aluguel residencial, o que gerou resultados surpreendentes. Centros de tecnologia bem conhecidos como Londres e Nova York, por exemplo, figuram na base do ranking.

O primeiro lugar ficou para Berlim (Alemanha); seguida por Austin (no Estado norte-americano do Texas), e Toronto (Canadá). Paris e Amsterdã também estão entre os dez primeiros colocados na classificação geral.

O custo de vida para os profissionais de TI em de Moscou é, no entanto, um dos mais baixos, devido à desvalorização do rublo, e ficou em segundo lugar nesta categoria (Bangalore, na Índia, liderou esse critério). No estudo comparativo, o aluguel também se mostrou bastante acessível em Moscou (5º), perdendo apenas para Bangalore, São Paulo, Montreal e Berlim.

“Nossa filosofia é que, se você estiver indo para prosperar no setor tecnologia ou construir a sua própria empresa, então, precisa de um equilíbrio entre o potencial de sucesso empresarial e um estilo de vida agradável”, diz Bobbi Brant, pesquisador da Expert Market.

A classificação geral de foi prejudicada Moscou por causa de problemas de engarrafamento. Na categoria de locomoção, a capital russa ficou em 20ª posição. Até mesmo em São Paulo, que terminou em 19º, os profissionais de TI gastam menos tempo para chegar ao trabalho.

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia no seu e-mail?    
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies