Facebook ensaia parceria com buscador russo Yandex

Parceria com Yandex pode ajudar Facebook a se consolidar no mercado russo

Parceria com Yandex pode ajudar Facebook a se consolidar no mercado russo

Reuters
Empresas estariam planejando troca de dados sobre usuários e serviços conjuntos.

O maior serviço russo de buscas na internet, o Yandex, e o Facebook estão negociando uma parceria, informou o jornal "Védomosti". A informação, obtida por meio de fontes anônimas, não foi confirmada pelas empresas.

Segundo uma fonte, o Facebook está interessado em serviços oferecidos pelo Yandex que são populares na Rússia, como solicitação de táxi, compras de produtos e reservas em hotéis.

Os usuários do Facebook poderiam pagar pelos serviços do Yandex diretamente na rede social norte-americana ou fazer suas compras através do Yandex.Market. Além disso, as empresas estariam discutindo condições exclusivas para os usuários do Facebook, como descontos nas corridas do Yandex.Taxi.

Ambas planejam ainda compartilhar seus bancos de dados sobre usuários para venda de publicidade e segmentação hiperlocal – sistema que mostra ao consumidor os descontos em lojas e cafés mais próximos.

A parceria poderá ajudar o Facebook a consolidar sua posição no mercado russo. Segundo dados da empresa de pesquisa de mercado TNS, a audiência da rede social na Rússia é de 12,6 milhões, contra 20,4 milhões de usuários do Yandex.

A empresa russa, por sua vez, está interessada em conquistar os usuários de telefones celulares, já que não possui uma plataforma móvel. Atualmente o Yandex oferece seus serviços através da plataforma Android, da Google.

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia no seu e-mail?  
Clique aqui para assinar nossa newsletter. 

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies