País é líder em volume de lixo espacial, alerta Roscosmos

Até ano passado China possuía apenas 5 satélites em órbita a mais que a Rússia; hoje, diferença chega a 24

Até ano passado China possuía apenas 5 satélites em órbita a mais que a Rússia; hoje, diferença chega a 24

Lori Media
Apesar de os Estados Unidos e a China possuírem mais satélites em operação no espaço, Rússia lidera em quantidade de objetos espaciais obsoletos. No geral, mais de 90% dos equipamentos lançados em órbita por terráqueos estão inativos.

O agrupamento de satélites da Rússia é o terceiro maior em quantidade no espaço, depois dos Estados Unidos e da China, de acordo com um relatório divulgado pela agência espacial federal Roscosmos na segunda-feira (25). Paralelamente, o país possui o maior volume de lixo espacial em órbita.

Enquanto a Rússia é responsável por 6.169 objetos espaciais obsoletos, os Estados Unidos detém 4.878, e a China, 3.645, segundo o relatório produzido pelo Instituto Central de Pesquisas para Indústria de Construção de Máquinas (ICPICM), da Roscosmos.

Já em termos de satélites em órbita, o que inclui veículos espaciais de apoio e satélites em teste ou parcialmente em operação, o maior grupo no espaço é mantido pelos Estados Unidos (542 satélites), seguido por China (163) e Rússia (139).

O agrupamento russo de satélites não estava muito atrás da constelação chinesa em abril de 2015, quando a diferença era de apenas cinco objetos, recorda o chefe do Conselho Técnico e Científico da Roscosmos. Iúri Koptev. “Hoje não estamos na nossa melhor forma”, disse.

No geral, 17.472 objetos espaciais produzidos pelo homem foram listados no espaço próximo à Terra em dezembro de 2015. Deste número, apenas 1.442 são naves espaciais estão em operação; o restante se refere a lixo espacial, incluindo 2.689 satélites inativos.

Publicado originalmente pela agência Tass

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies