Gagárin lidera votação que definirá nome de nave

Fama de Gagárin fez com que cratera na Lua e rocha em Marte, entre outras coisas, recebessem o nome do cosmonauta

Fama de Gagárin fez com que cratera na Lua e rocha em Marte, entre outras coisas, recebessem o nome do cosmonauta

Tass
Novo veículo participará do programa lunar da Rússia; saiba como votar.

Iúri Gagárin, o primeiro homem a viajar pelo espaço, encabeça a lista de nomes indicados para a nova geração de naves espaciais tripuladas, informou a assessoria de imprensa da corporação de foguetes espaciais Enérguia.

Em cinco dias de votação pela internet, “mais de 4.400 pessoas sugeriram que a nova nave espacial seja nomeada em homenagem ao primeiro cosmonauta, Iúri Gagárin”, lê-se em nota divulgada pela empresa.

Dez nomes, entre os 6.000 originalmente propostos, foram selecionados pelo comitê organizador. Gagárin é seguido, em termos de popularidade, por Vector, Federation, Astra, Galaxy, Rodina (Pátria), Mir (Mundo), Zodiac, Zvezda (Estrela) e Leader.

O novo veículo, que participará do programa lunar da Rússia, acomoda até quatro tripulantes e será capaz de realizar um voo independente por até 30 dias, ou até um ano quando acoplado à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Em órbita, o peso da nave será de 14,4 toneladas, e 19 toneladas na missão lunar.

A votação on-line ficará aberta ao público até 23 de dezembro, e os resultados serão anunciados no próximo 15 de janeiro.

As pessoas que tiverem votado no eventual vencedor ainda concorrem a um prêmio: uma visita ao cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, para assistir ao lançamento de uma nave Soyuz rumo à ISS em 2016.

Para votar em uma das 10 opções de nome, clique aqui (em russo).

Com material da agência Tass

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies