Rússia perde território equivalente a Andorra todos os anos

Derretimento de solo congelado também provoca alterações climáticas

Derretimento de solo congelado também provoca alterações climáticas

Serguêi Anisimov/MAMM
Fenômeno considerado “irreversível” se deve ao derretimento de permafrost na costa norte. Alterações climáticas devem mudar dinâmica de agricultura no país.

Devido ao derretimento do permafrost e à erosão da costa nos mares do norte, a Rússia está perdendo todos os anos um território equivalente ao de Andorra (468 quilômetros quadrados). Não é possível interromper o processo, alertou um cientista da filial siberiana da Academia Russa de Ciências à agência Tass.

“A cada ano, por causa do derretimento do permafrost ao longo da costa norte do país, estamos perdendo um território comparável à área de Andorra”, disse o cientista. “As margens no sul também estão em erosão, mas o processo é mais acelerado no norte.”

Segundo o especialista, a diminuição da linha costeira depende de fatores como as características do solo, as tempestades e a espessura de gelo que cobre os mares.

Uma das maiores preocupações é a fronteira da faixa de permafrost que vem se movendo rapidamente em direção ao norte. “Essa fronteira que estamos monitorando moveu-se 30 quilômetros ao norte durante os últimos 40 anos”, acrescentou.

O derretimento do solo congelado provoca aumento da temperatura. Se a média climática for 1 ou 2°C mais elevada, as terras férteis de Stavropol e Krasnodar, no sul do país, sofrerão escassez de água, e a agricultura terá que subir ao nível de Voronej.

“A maioria dos territórios favoráveis para plantio teriam, assim, que se mover 200 a 300 quilômetros ao norte”, concluiu o cientista.

Publicado originalmente pela agência Tass

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies