Tripulação feminina conclui voo simulado à Lua

Tatiana Chiguieva foi uma das seis mulheres que participaram de simulação do “Lua-2015”

Tatiana Chiguieva foi uma das seis mulheres que participaram de simulação do “Lua-2015”

Ria Nôvosti/Kirill Kallinikov
Programa incluiu 30 experimentos que poderão ser realizados a bordo da Estação Espacial Internacional. Este foi o primeiro estudo de isolamento envolvendo exclusivamente mulheres.

Seis mulheres que embarcaram em um voo simulado para a Lua na semana passada completaram a mais recente etapa do projeto “Lua-2015” e deixaram o protótipo de nave, informou o Instituto de Problemas Biomédicos nesta sexta (6).

“As mulheres foram recebidas por seus familiares, colegas e representantes da agência russa Roscosmos, bem como convidados da Nasa e das agências espaciais europeia e japonesas”, disse um porta-voz do instituto.

O experimento, lançado em 28 de outubro, deveria se estender até quarta (4), mas foi prorrogado por um dia devido à simulação de um furacão na Terra, o que impediu a nave espacial de aterrissar.

O programa teste incluiu 30 experimentos que poderão ser realizados mais tarde a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Entre as tarefas, as participantes tiveram que encontrar uma sonda perdida e coletar amostras do solo lunar. “Mas nenhuma das meninas foi bem-sucedida nessa missão”, disse Dária Komissárova, uma das selecionadas para o projeto.

Ao longo de nove dias, as seis tripulantes permaneceram em um ambiente com condições semelhantes às de uma nave espacial. Além de seis cabines, havia cozinha, banheiro e academia – simulando a estrutura da ISS.

O Instituto de Problemas Biomédicos da Rússia já realizou dezenas de experimentos semelhantes desde 1967, mas este é o primeiro estudo de isolamento envolvendo exclusivamente mulheres.

Uma nova simulação do projeto “Lua-2015” está prevista para 2016.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies