Confira os principais destaques do salão aeroespacial Maks

Apesar das sanções impostas entre a Rússia e o Ocidente, 156 participantes estrangeiros de 30 países estiveram no Maks 2015.

Apesar das sanções impostas entre a Rússia e o Ocidente, 156 participantes estrangeiros de 30 países estiveram no Maks 2015.

Vladímir Astapkovitch/Ria Nóvosti
Evento encerrado no dia 30 de agosto teve participação de 30 países.

O Salão Internacional Aeroespacial Maks 2015, realizado na cidade de Jukovski, na região de Moscou, foi encerrado no dia 30 de agosto. A Gazeta Russa  listou seis pontos que tiveram destaque durante o evento.

1. Grande número de participantes

Apesar das sanções impostas entre a Rússia e o Ocidente, 156 participantes estrangeiros de 30 países estiveram no Maks 2015. Os Estados Unidos levaram representantes de 24 empresas, a França, de seis, e o número de empresas chinesas triplicou em comparação com a última edição do evento. Em sua última edição, em 2013 (o Maks é um evento bienal) participaram do salão aeroespacial 287 empresas estrangeiras de 44 países.

2. Foco no Oriente Médio

Chamou atenção no evento o número elevado de convidados de altos cargos do Oriente Médio. O Irã já manifestou interesse na compra de aviões Sukhoi Superjet e o Egito comprará o helicóptero de ataque Ka-52. Além disso, foi divulgado que a França estaria em negociações com o Egito quanto à venda de um navio Mistral, que deve funcionar como base  para aeronaves do tipo Ka-52K.

3. Cooperação com a Europa

Apesar da crise política e das sanções feitas às empresas russas da indústria militar, a cooperação entre países europeus e a Rússia ficou clara durante o salão aeroespacial. A Airbus trouxe ao Maks 2015 o avião de passageiros de fuselagem larga A-350 e o helicóptero multiuso H225M.

Já holding russa Technodinamika, fabricante de componentes de aeronaves, e a francesa Microturbo (parte da Safran) assinaram, no âmbito do Maks 2015, um acordo de produção conjunta de uma unidade auxiliar de energia para uso civil.

4. Parceria com a Bielorrússia

A Bielorrússia foi quem assinou o maior número de contratos durante o evento. Ela anunciou a compra de cinco unidades do sistema de mísseis antiaéreos de curto alcance Tor-M2E, que consegue combater simultaneamente quatro alvos aéreos a uma distância de até 15 km, e  também assinou um contrato para a compra de quatro caças Yak-130 para treinamento de combate.

5. Substituição das importações por produção nacional

Representantes da empresa russa United Engine Corporation anunciaram durante o salão que, a partir de agora, o motor AI-222-25 para o caça Yak-130 passa a ser integralmente produzido na Rússia e não usará mais componentes ucranianos.

Também já está resolvida a questão do fornecimento de motores para o novo helicóptero multiuso Mi-38. Agora, o grupo motopropulsor do helicóptero terá motor de fabricação russa e não canadense. A certificação no Maks 2015 do motor de turbina nacional TV7-117V da fábrica Klimov permitirá fornecer os primeiros helicópteros em série Mi-38 totalmente russos no primeiro semestre de 2016. Por enquanto, se prevê a utilização do Mi-38 para operações no Ártico.

6. Drones em foco

Este ano o estande da Rostec apresentou um exemplar do veículo aéreo não tripulado multiuso Tchirok em tamanho natural. A empresa Zala Aero, que faz parte do consórcio Kalashnikov, apresentou um novo conjunto tático-operacional de reconhecimento aéreo com voo de longa duração, enquanto a empresa Kret apresentou o projeto de um drone de ataque.

As empresas privadas também trouxeram criações interessantes. O grupo Kronstadt apresentou o veículo aéreo não tripulado de alta velocidade Fregat (Fragata), cuja principal característica são os motores rotativos, que permitem que o aparelho decole e pouse verticalmente em praticamente qualquer superfície sem necessidade de preparação.

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies