Salão Aeroespacial traz novidades na área de aviação russa

SU-30

SU-30

Ievguêni Epatchintsev/ Ria Nóvosti
Evento internacional contará com a participação de 40 países.

O Salão Internacional Aeroespacial (MAKS, na sigla em russo) será inaugurado nesta terça-feira (25) na cidade de Jukovski, na região de Moscou. O evento, que este ano completa 22 anos, há muito tempo se destaca como a maior plataforma para o desenvolvimento da cooperação internacional na esfera da aviação e também como um show espetacular no qual são demonstradas as mais recentes conquistas da indústria de aviação da Rússia. Este ano o MAKS contará com a participação de 40 países e trará algumas surpresas aos visitantes. Confira abaixo cinco novidades russas que serão apresentadas pela primeira vez ao público durante o evento.

Caça Su-30SM da Aviação Naval

O Su-30SM é um caça manobrável multiuso. É o mais recente desenvolvimento da família de aviões de combate do tipo Su-30MK. O caça está equipado com um radar com uma matriz de antena faseada, motores com empuxo vetorado e empenagem horizontal frontal. Ele é capaz de utilizar armamentos avançados de alta precisão das classes “ar-ar” e “ar-superfície". Até 2020, a Aviação Naval da Marinha Russa irá receber mais de 50 caças Su-30SM.

Ka-52K

Foto: Serguêi Ptitchkin/ Rossiyskaia Gazeta

O helicóptero coaxial de reconhecimento e ataque Ka-52 Alligator, herdeiro do famoso K-50, que era apelidado de Tubarão Negro, será apresentado na exposição na versão naval (para que possam ficar baseados em navios os helicópteros possuem pás de rotor dobráveis). O helicóptero é capaz de executar tarefas a qualquer hora do dia, em condições meteorológicas difíceis. Seu avançado conjunto de equipamentos eletrônicos de bordo e seu radar permitem que ele utilize mísseis guiados X-35B, o que faz deste helicóptero um verdadeiro exterminador de navios.

Tchirok

Foto: Vladímir Fedorenko/Ria Nóvosti

Uma das novidades mais aguardadas do MAKS 2015 é a apresentação do veículo aéreo não tripulado Tchirok. Ele se diferencia pelo projeto inovador – o chassi foi construído sobre um colchão de ar pressurizado (aerodeslizador), que permite pousos e decolagens em praticamente qualquer superfície. O que surpreende de maneira especial neste drone é a cabine com assentos que ocupa a maior parte do volume da fuselagem. Isso pode ser explicado pelo fato de que o novo veículo, de acordo com informações que constam no site da Rostekh, “além de ser utilizado em modo não tripulado, também poderá ser pilotado, por exemplo, no caso de transporte de pessoas para áreas de difícil acesso”.

“Laboratório voador”

Foto: Vitáli Kuzmin/Wikipedia.org

Também será exibida pela primeira vez a maquete do futuro helicóptero de alta velocidade (PSV, na sigla em russo) destinado à realização de pesquisas e trabalhos experimentais que visam melhorar as características de desempenho de aeronaves do tipo com velocidades de voo que chegam a 450 km/h. Esse verdadeiro “laboratório voador” irá permitir que diversos elementos do helicóptero, incluindo os equipamentos aviônicos (conjunto de equipamentos eletrônicos de bordo), possam ser testados em condições reais de voo. O PSV é um helicóptero multiuso de dupla função, projetado para substituir a família Mi-8 (Mi-17). O veículo irá transportar de 21 a 24 pessoas em velocidades de até 450 quilômetros por hora.

Monoplano TR-301, uma reencarnação do An-2

Foto: Anton Petrov

Após o colapso da União Soviética, a Rússia ficou desprovida de aviões pequenos. Atualmente, está sendo realizada a remotorização e a modernização das aeronaves polivalentes An-2, que foram preservadas desde os tempos soviéticos. O monoplano TR-301 é mais uma variante da modernização do An-2 realizada pela empresa privada Tekhnoregion. De acordo com os desenvolvedores do monoplano TR-301, o avião deles é 450 kg mais leve do que o An-2 (que tem igual dimensão e carga útil), consome menos combustível e é muito mais barato do que aeronaves estrangeiras do mesmo tipo.

 

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