Sete sinais de que seu cão está pronto para voar pelo espaço

Após viagem ao espaço, Belka e Strielka ficaram famosas e foram exibidas várias vezes em creches e escolas

Após viagem ao espaço, Belka e Strielka ficaram famosas e foram exibidas várias vezes em creches e escolas

Getty Images
Há exatos 55 anos, os cães soviéticos Belka e Strielka foram os primeiros animais domésticos a realizar um voo espacial e retornar à Terra. Talvez seu cachorro também esteja pronto para uma missão desse tipo, mas só há uma maneira de descobrir: observe atentamente o comportamento dele.

O seu cachorro...

...está tão acostumado com barulho que já não reage mais a ele.

Fonte: Dog Gif Page

Na base do Instituto de Problemas Biomédicos de Moscou, onde era realizada a preparação dos animais, os cães eram treinados a suportar um longo período de confinamento e ruídos.

...come qualquer coisa.

Fonte: Dog Gif Page

A comida consumida pelos “cães espaciais” consistia em uma substância gelatinosa, calculada para suprir integralmente as necessidades de água e comida dos animais.

...perdeu peso abruptamente.

Fonte: Dog Gif Page

A seleção inicial de animais para o voo ao espaço recorria a vários critérios: o cão deveria pesar até seis quilos e não podia ter mais do que 35 centímetros de altura; além disso, só estavam aptos cachorros de dois a seis anos de idade.

...está cada vez mais ligado na própria aparência.

Fonte: Tumblr.com

Os cães tinham que ser vistosos para aparecer na imprensa, sobretudo na televisão. Aliás, sua cor devia ser clara para ficar melhor no monitor.

...começou a responder quando chamado por um nome russo.

Fonte: Giphy.com

Pouca gente sabe disso, mas Belka e Strielka chamavam-se, na verdade, Albina e Marquesa. O comandante-geral da Força Estratégica de Mísseis, Mitrofan Nedelin, exigiu a troca por nomes russos.

…late para os satélites norte-americanos.

Fonte: Dog Gif Page

Quando o primeiro satélite de comunicação da Nasa, Echo 1, sobrevoava Baikonur, Belka e Strielka, que estavam a bordo da nave Sputnik-5, começaram a latir incessantemente. A impressão que dava pelas telas é que os cães estavam latindo para o satélite americano.

....treina 24 horas em uma máquina vibratória ou centrífuga.

Fonte: Dog Gif Page

Se você concordou com a maioria das afirmações, tem mesmo algo de errado. Provavelmente seu cão já sonha com as estrelas e está pronto para uma volta pelo espaço.

***

Mas isso não é tão ruim quanto parece: Belka e Strielka, por exemplo, tornaram-se heroínas. Quando retornaram à Terra, foram levadas diversas vezes a jardins de infância e escolas.

Depois de alguns meses, Strielka teve filhotes. Um dos filhotinhos – uma fêmea de nome Púchinka – foi dado de presente pelo líder soviético Nikita Khruschov a Jacqueline Kennedy, esposa do então presidente norte-americano John Kennedy.

Os “cães espaciais”, que foram empalhados, encontram-se atualmente no Museu Memorial da Cosmonáutica, em Moscou, e a figura deles continua a inspirar artistas, escritores e cineastas.

Prova disso é a animação em 3D “Belka e Strielka. Os cães estelares”, lançada em 2010, quando o voo completou 50 anos.

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies