Cosmonautas limpam janela da ISS durante caminhada espacial

Cosmonautas instalaram equipamentos e fizeram reparos na estrutura da ISS

Cosmonautas instalaram equipamentos e fizeram reparos na estrutura da ISS

Roscosmos
Os cosmonautas russos a bordo da ISS (da sigla em inglês, Estação Espacial Internacional) começaram a semana de trabalho na segunda-feira (10) com a limpeza das janelas da estação, que flutua a 400 quilômetros acima da superfície da Terra.

O comandante da estação, Guennádi Padalka, e o engenheiro de voo, Mikhail Kornienko, fecharam a escotilha do módulo Pirs da estação às 21h51 de ontem em Moscou (15h51 de ontem em Brasília), completando as quase seis horas de caminhada espacial para instalar equipamentos e realizar tarefas de manutenção.

Os cosmonautas finalizaram a expedição 30 minutos antes do previsto por ter concluído a primeira tarefa – instalação de equipamentos para ajudar os membros da tripulação a realizar manobras fora da ISS – com grande agilidade.

Na sequência, deram continuidade a experimentos, fotografaram a seção russa da estação espacial e limparam uma portinhola para remover anos de sujeira deixada por gases de escape das naves.

Esta foi a 41ª caminhada espacial no âmbito do programa russo na ISS, um laboratório de investigação estimado em US$ 100 bilhões e operado por 15 nações. É também a 10ª caminhada de Padalka, que passou mais tempo no espaço do que qualquer outra pessoa.

Enquanto os dois russos realizavam tarefas fora da estação, os seus parceiros internacionais no interior da estação coletavam amostras de um experimento para cultivar produtos hortícolas no espaço e, assim, promover missões mais longas.

Com material da agência de notícias Tass e do jornal The Moscow Times

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies